segunda-feira, 25 de março de 2024

Argélia: o tempo da fraternidade? (16).

 

 

 

O sítio arqueológico de Tipasa corresponde à implantação da cidade romana, numa fase posterior já com presença cristã.

A cidade desenvolvia-se ao longo de uma paisagem de grande beleza junto ao Mediterrâneo.

 




Entrando no sítio arqueológico, o Anfiteatro é o primeiro edifício que se encontra.

Aqui os Romanos assistiam aos combates ferozes de gladiadores e a lutas com animais selvagens

Foi construído no Século III, tem forma elíptica e 80 metros de comprimento. Tem vários columbaria, provavelmente para depositar as cinzas dos gladiadores mortos em combate.

 



O chamado Templo Anónimo, assim chamado por não se ter ainda descoberto a que deus o templo era dedicado, distingue-se pela sua escadaria e as colunas sobreviventes.

 


 

O Decomanus Maximus, arruamento que os Romanos construíam mesmo antes dos edifícios, revelando um planeamento urbanístico notável, é ainda hoje de grande beleza.

Atravessa acidade de Leste para Oeste e exibe as suas pedras bem polidas pelo uso.

 


Finalmente o Martyrium circular. Trata-se de uma rotunda circular com 20 metros de Diâmetro que se destinava aos túmulos dos mais venerados.

 



Dedicarei o próximo post ao restante do sítio arqueológico de Tipasa.

 

                                         Fotografias de 18 de Outubro de 2023 


                                                            José Liberato







sexta-feira, 22 de março de 2024

Argélia: o tempo da fraternidade? (15).

 

 

 

Tipasa é uma cidade costeira situada a 60 quilómetros a Oeste de Argel. É citada por Plinio o Antigo como tendo passado a usufruir do direito romano no ano 46 por decisão do Imperador Cláudio.

Antigo entreposto fenício, foi colónia romana, cristianizada, saqueada pelos Vândalos, conquistada sucessivamente por Bizantinos e Árabes.

Os vestígios arqueológicos estão omnipresentes.

O Museu é soberbo seja pelos mosaicos seja pelos sarcófagos romanos.

As ruínas são extensas e de uma beleza notável dada a proximidade do mar.

Comecemos pelo Museu.

 

 

O chamado Mosaico dos Cativos foi criado entre o Século II e o III e provém da abside da basílica judiciária que era um grande edifício semirreligioso onde se aplicava a justiça.

Representa o levantamento das populações autóctones contra a ocupação romana. Sob forma de losangos podem ver-se africanos, habitantes de Tipasa ou outros grupos étnicos. Ao centro, uma família cativa de mãos atadas, o chefe da família sentado em cima de um escudo.

É um notável documento histórico.

 


 

O mosaico Paz e Concórdia, do Século IV, já da época cristã, exibe diversos exemplares de peixes mediterrânicos. Era a cobertura de uma sepultura, onde era hábito os familiares fazerem refeições.

O sentido da inscrição pode ser interpretado do seguinte modo, pressupondo que o símbolo em cima ao meio se refere a Cristo: Em Cristo nosso Deus, que a Paz e a Concórdia presidam à nossa refeição.

 


 

O Sarcófago de Pelops e Hipodâmia do Século II, em mármore branco, é um dos mais belos que se podem ver em África.

A lenda passa-se em Pisa e relaciona-se com uma corrida de quadrigas cujo vencedor tinha como prémio uma bela princesa, Hipodâmia.

 

 

O Sarcófago dos Centauros Marinhos e das Nereidas, também em mármore branco, apresenta uma decoração alegórica do mundo marinho. É datado do Século III.

A concha ao centro deveria vir a ter a face do sepultado. Não está terminada:

 

 

Estela de um lanceiro batávio em pedra calcária do Século III.

 


 

                                                Fotografias de 18 de Outubro de 2023.


                                                                José Liberato




terça-feira, 19 de março de 2024

Argélia: o tempo da fraternidade? (14).

 

 

 

Cherchell é hoje um porto de pesca e de recreio situado no local onde existia o antigo porto fenício:

 


O Museu Público Nacional da cidade exibe um património de grande valor e não se limita à escultura, de que se mostraram alguns exemplos no anterior post.

Com efeito, os mosaicos romanos são de uma beleza extraordinária. Entre eles avulta o que representa o trabalho agrícola. Foi encontrado numa villa romana a Oeste da cidade.

O mosaico é rodeado por um friso de acantos. Na parte superior, agricultores trabalham o campo com uma parelha de bois, durante a sementeira. No fundo oliveiras.

A parte inferior mostra a vinha. Trabalhadores agrícolas cortam ervas daninhas à volta de um cepo. Um homem mais velho vigia os trabalhos.







 

Outro mosaico de grande beleza é o das Três Graças, também descoberto na Região. Data do Século IV:

 


 

                                        Fotografias de 18 de Outubro de 2023 


                                                                                José Liberato





segunda-feira, 11 de março de 2024

Argélia: o tempo da fraternidade? (13).

 


 

O Museu Público Nacional de Cherchell é um dos mais extraordinários museus de arte romana em África.

A construção de estradas pelos franceses ma segunda metade do Século XIX resultou na descoberta de imensas estátuas e mosaicos da época romana.

A riqueza do Museu é de tal ordem que lhe vou dedicar dois posts.

E começo por uma cabeça do rei Juba I, rei dos Numidas.

Juba I suicidou-se depois de derrotado por Júlio César. O seu filho que veio a ser Juba II foi levado para Roma como refém. Aí foi educado em convívio com o Imperador Octávio que veio sa promover como

Juba I foi “compadre” da célebre Cleópatra. E chamo-lhe compadre porque o seu filho Juba II casou com Cleópatra Selena filha da rainha Cleópatra. A cabeça é cópia da que foi enviada para o Louvre:

 


Uma estátua de Hércules, que a dinastia judaica considerava seu antepassado. Século I a. C.:

 


Estátua de um jovem Sátiro, mostrando uma flauta de Pan e uma pele de pantera, do Século II:

 


Estátua de Diana, a deusa da caça, acompanhada pelos seus cães, do Século II:

 


Cariátide do final do Século I a. C.:



Uma esfinge, criatura feminina alada e com corpo de leão, do Século I a. C.:

 



E finalmente uma estátua de um imperador com couraça, provavelmente de Cláudio, do Século I:

 


 

                                    Fotografias de 18 de Outubro de 2023

 

                                                    José Liberato



sexta-feira, 8 de março de 2024

Argélia, o tempo da fraternidade? (12).

 

 

 

A cerca de 60 quilómetros a oeste de Argel situa-se um dos mais enigmáticos e imponentes monumentos da Argélia. É conhecido como o Mausoléu Real da Mauritânia.

Trata-se de um monumento funerário de grandes dimensões cuja origem é incerta. O que se sabe é que já existia no I Século. A tese mais aceite é a de ser um túmulo destinado ao rei da Numídia e Mauritânia Juba II e de sua mulher Cleópatra Selena, filha nada menos do que da célebre Rainha Cleópatra e de Marco António.

Tem um perímetro de quase 200 metros e 60 colunas com capitéis jónicos.

No interior nunca se encontrou qualquer mobiliário, mas admite-se que possa existir uma câmara secreta onde estejam os túmulos propriamente ditos.

 




 



Cherchell é uma cidade originalmente fenícia que foi colónia romana sob o nome de Cesareia e a capital do Reino da Numídia no tempo do Rei Juba II, protegido do Imperador Augusto.

Um dos monumentos que sobreviveu à sua História movimentada é o que se chama hoje a Mesquita El Rahman.

Templo romano inicialmente, foi adaptado a Catedral, a Catedral de São Paulo, e transformada em mesquita a partir de 1574. Por isso, a sua configuração nada indica que se trata hoje de uma mesquita.

 



 

                                        Fotografias de 18 de Outubro de 2023.

 

                                                                                José Liberato

quinta-feira, 7 de março de 2024

Sousa Martins.

 



Nasceu neste dia, há 181 anos, José Thomaz de Sousa Martins. Natural de Alhandra, perto de Lisboa, cresceu órfão de pai e teve de trabalhar desde os 12 anos. Enquanto era ajudante de farmácia, estudou ciências farmacêuticas e medicina, os dois cursos ao mesmo tempo. Licenciou-se em medicina com notas das mais altas. 

Viveu quase exclusivamente para o trabalho. Num tempo em que a peste e a tuberculose grassavam, fez por curar, ou pelo menos aliviar, o maior número possível de doentes. No hospital de São José, no seu consultório e nas incontáveis visitas domiciliárias que fez, acudiu a políticos republicanos e a duquesas, cobrando pelos seus serviços, e acudiu também, mas não cobrando, aos pobres dos bairros mais miseráveis de Lisboa e arredores. A estes ele dedicava tempo, conversando e empatizando, e chegava a oferecer-lhes dinheiro para que comprassem os medicamentos. Como disse a um amigo: “Ai!, o que eu vi, e onde entrei! Basta dizer-te que cheguei a escrever receitas com paus de fósforos”. 

Foi um médico reputado e pertenceu a organizações internacionais para o tratamento da tuberculose. Sugeriu que se construísse um sanatório na Serra da Estrela, o que veio a acontecer mais tarde. Foi um homem especialmente bom e dedicado aos seus pacientes. Quase um século e meio depois da sua morte, continua a haver quem o considere santo e diga que agiu por intercessão de Deus. Não falta quem lhe dirija as suas preces. Esse culto a Sousa Martins é particularmente visível em Lisboa e Alhandra, onde junto ao seu jazigo e às estátuas que o homenageiam se encontram dezenas de mensagens de agradecimento pelas curas supostamente milagrosas que operou. E onde continuam a desembocar todos os anos centenas de pessoas, muitas delas descendentes daqueles a quem fez bem. 

Entre o cemitério onde repousa e a Casa-Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra, fica a praça central da vila. Chama-se Praça 7 de Março de 1843 e recorda a data de aniversário do médico. Nessa praça encontra-se um busto representando-o, e nunca esse monumento de pedra e chumbo se vê por si só: há sempre flores aos seus pés. Porque, afinal, há muito quem continue a recordar uma das pessoas que mais praticaram o bem no nosso país. De quem Dom Carlos disse ter sido “a luz mais forte do reino”. 

 

                                                                        Rui Passos Rocha






Carta de Bruxelas.


 




                           Para assinalar cinco meses passados sobre o dia 7 de Outubro de 2023

 

Mala Ziemetbaum, nascida em Brzesko, Polónia, foi detida pelos ocupantes nazis em 22 de Julho de 1942, na Bélgica, para onde fugira. É deportada no comboio n.º 10, em 15 de Setembro de 1942, com Auschwitz como destino. O seu carácter destemido e as suas actividades no campo não suscitam dúvidas. Numa posição administrativa privilegiada, passa mensagens, arranja medicamentos e rações suplementares, distribui as mais fracas pelas tarefas menos exigentes. No final de 1943 conhece Edek (Edward Galinski) prisioneiro político. Juntos e apaixonados fogem em 24 de Junho de 1944. São capturados 12 dias depois. E condenados à forca.

Há diversas versões sobre a execução de Mala. Louise Alcan explica em Le temps écartelé, versão aumentada do seu primeiro testemunho Sans armes et sans bagage, 1947, que «Em 22 de Agosto, depois da chamada da tarde, todas judias de Birkenau tiveram de ficar lá fora. Capturada há várias semanas, Mala vai ser enforcada diante de todas as suas companheiras. É da praxe para os evadidos que fracassam. Em certos enforcados pendura-se-lhes ao pescoço um cartaz com a inscrição:

Hurra, wir sind wieder da

 

                                                                             João Tiago Proença

quarta-feira, 6 de março de 2024

São Cristóvão pela Europa (258).

 

 

 

Continuando em Portugal, ocupo-me hoje do Norte do País.

Começo por Viana do Castelo. A sua Igreja Matriz foi concluída em 1455 num estilo românico fortificado. Em 1977 o Papa Paulo VI criou a Diocese de Viana do Castelo que é hoje a mais jovem diocese portuguesa. A igreja Matriz passou a ser a Sé Catedral.

No interior, uma imagem de São Cristóvão.

 

  

No concelho de Oliveira de Azeméis e freguesia de Nogueira do Cravo, a Igreja Matriz, do Século XVIII, é dedicada a São Cristóvão e naturalmente possui uma imagem do nosso Santo no altar-mor.

 



 

    Fotografias de 26 de Dezembro de 2023 e 4 de Fevereiro de 2024.

 

                                                                    José Liberato

segunda-feira, 4 de março de 2024

Resposta a Clara Pinto Correia.

 




Em resposta a um texto da minha autoria, intitulado “Clara Pinto Correia: adeus, princesa” (Diário de Notícias, de 25/2/2024), Clara Pinto Correia (CPC) publicou, no Página Um, um artigo em que põe em causa a minha honorabilidade profissional, questionando a qualidade e o rigor do trabalho que desenvolvi.

Não vou tecer quaisquer comentários sobre a apreciação que faz do meu texto, nem sobre os epítetos que me dirige (“homúnculo”, “nulidade”, “a criatura”, “aprendiz de feiticeiro”, “o despistado”, “jornalista limitado”, “apressado cronista de costumes”, “uma personalidade de todo em todo alérgica a dar um passo dentro de uma biblioteca”).

Cingir-me-ei, tão-só, aos erros e supostas falsidades que me imputa:

 

1 – Acusa-me Clara Pinto Correia de ter deturpado uma frase da sua autoria (“este aprendiz de feiticeiro manipulou e não foi pouco”). Segundo ela, a frase que escreveu foi “Numa lindas manhãs de sol, só nós dois, a passarada, e o anel de benzeno.”  E a que eu escrevi foi: “Só nós os dois e a passarada, em manhãs muito lindas, cintilantes de sol de Inverno.

Sucede, porém, que, neste texto da sua autoria, que citei, constante da Newsletter da Faculdade de Medicina, nº 82, de Outubro de 2018, o que está escrito é, ipisis verbis, “Só nós os dois e a passarada, em manhãs muito lindas, cintilantes de sol de Inverno.

Portanto:

a)    – a frase que Clara Pinto Correia diz que escreveu não consta do texto assinado e publicado por ela na Newsletter da Faculdade de Medicina;

b)    – a frase que eu citei é a que consta, sem tirar nem pôr, do texto que ela escreveu e deu à estampa.   

 

Que Clara Pinto Correia não se recorde de tudo o que escreveu, não é grave.

Grave é nem ter tido o cuidado de verificar a sua prosa, antes de acusar levianamente os outros de a terem deturpado.

 

– Acusa-me Clara Pinto Correia de ser “um jornalista que pelos vistos tem preguiça de investigar” e que o meu texto parece “escrito à pressa por um estagiário”, uma vez que cometi um lapso ao dizer que ela é a mais velha de quatro irmãs.

Simplesmente, não foi um estagiário que fez tal afirmação – pelos vistos, errada –, mas o decano dos jornalistas portugueses, Adelino Gomes, num artigo saído no Público, em 26/12/2000, onde se refere textualmente “professora universitária e escritora Clara Pinto Correia, a mais velha de quatro irmãs”.  

Pergunto-lhe apenas se considera Adelino Gomes “um jornalista que pelos vistos tem preguiça de investigar.” E agora?

 

3 – Clara Pinto Correia desmente ter escrito livros de ficção científica.

Acontece que essa afirmação não é minha, mas da Infopédia, a qual afirma que ela tem “a tendência para mesclar géneros romanescos (o policial, a ficção científica)”. Aliás, a mesma Infopédia informa que o livro que escreveu em parceria Mário de Carvalho tem “um pendor mais próximo da ficção científica”. De resto, e para fim de conversa, Clara Pinto Correia participou no livro Ficções Científicas e Fantásticas, um género que, diz agora, “eu francamente detesto.”

Que ela não se lembre do muito que escreveu, não é grave.

Que não tenha procurado informar-se, é lamentável.

 

4 – Clara Pinto Correia refere que eu digo que ela casou em Las Vegas com Pedro Palma. Não sou eu que o digo, é isso que se infere desta reportagem Correio da Manhã, Vidas, de 16/1/2010, disponível aqui, para a qual, aliás, ela contribuiu com declarações.  

 

***

 

No texto que escrevi sobre Clara Pinto Correia, omiti deliberadamente, como é óbvio, aspectos pessoais e íntimos (v.g., os anteriores casamentos, os filhos adoptivos), só falando daquilo que é do conhecimento público (v.g., os plágios, as fotografias dos orgasmos), matérias sobre as quais, aliás, a própria se pronunciou abundantemente em centenas de entrevistas e declarações à imprensa, que li na íntegra, de fio a pavio, como, já agora, visionei dezenas de horas dos vários programas em que participou.

Procurei, como sempre faço na série “Prova de Vida”, escrever um texto equilibrado e justo para o visado, no qual, note-se, classifico o seu livro Adeus, Princesa como “uma obra-prima”, digo que o seu pai era “uma das maiores sumidades mundiais no ramo da gastroenterologia”, afirmo que é “comovente” o relato que Clara faz dos passeios com o seu pai, refiro que ela foi “a primeira jornalista portuguesa” a escrever sobre o lince da Malcata, e que nas suas três carreiras – cientista, jornalista, escritora – se destacou “quer pela exuberância do brilho, quer pelo impressionante ritmo da sua produção.”

Mais ainda: refiro que, “como cientista, publicou nas mais prestigiadas revistas do mundo” e, como escritora, “publicou cinco dezenas de livros, ou mais, cobrindo todos os géneros.” Refiro também que se doutorou “com louvor unânime” e que nos EUA teve o “período mais fecundo da sua carreira.” Depois, saliento que fez, “e bem” (sic), o que lhe deu na real gana, mas que acabou sendo “uma vítima não-inocente” do paroquialismo do meio cultural português, que procedeu à sua “defenestração implacável”, em parte por “inveja”, em parte por “atávica misoginia.”

Num balanço final, acrescento que nunca se procedeu a uma avaliação isenta da sua obra, que permitisse “distinguir aquilo que tem efectivo valor e interesse (quase todos os seus trabalhos de divulgação de ciência, muitos dos quais pioneiros) daquilo que se mostra mais duvidoso (praticamente toda a obra literária).”

Clara Pinto Correia por certo estava à espera de um ditirambo acrítico – e acéfalo –, mas, temos pena, um perfil biográfico não pode ser um derramar de elogios atrás de elogios sobre o biografado. De resto, foi o facto de ter sido alvo, em muito nova, de um processo de “genialização instantânea” que, como digo no meu texto, acabou por marcar o seu destino e criar o ego desmesurado que, pelos vistos, ainda mantém.  

O texto que escrevi, garanto-lhe, não contém plágios, mas terá lapsos e erros. Em todo o caso, nenhum dos que Clara Pinto Correia me aponta, sendo citadas todas as fontes de informação, como convém, e que ela bem poderia ter consultado antes de ter posto em causa o meu brio profissional e o rigor do meu trabalho, coisa que não fiz em relação ao trabalho dela, bem pelo contrário. Julguei ter escrito um texto suave e ponderado, compassivo e terno, mas Clara assim não o percebeu, o que é um problema dela – ou, melhor, o que é o problema dela.

 

  António Araújo