sábado, 31 de agosto de 2019

Versos de saias.

 
 
 
 
         Acaba de sair em Espanha um livro que deve ser muito interessante e poderoso. A história de Versos con Faldas, uma tertúlia literária feminina, criada em Madrid em 1952 pelas poetisas Gloria Fuentes, Adelaida Las Santas e María Dolores de Pablos. Chegou a reunir 47 escritoras, que se reuniam para discutir os seus trabalhos e para ver como conseguiam publicá-los perante a censura franquista. Interessante, não?





 

Amazónia: alguns números.


 
 
 
 
         Sobre a Amazónia, muita confusão e desinformação. Como creio que a revista Visão é uma publicação credível, que não divulga fake news nem estatísticas viciadas – quem contestar, prove-o –, alguns números constantes da sua edição de 15 de Agosto de 2019:
 
         - 4 700 km2 de área de floresta tropical destruída desde a entrada em funções de Jair Bolsonaro, uma superfície 47 vezes maior do que a cidade de Lisboa;
 
         - 80 milhões de cabeças de gado na Amazónia brasileira, contra 26 milhões em 1990
 
         - mais de 80% das enormes clareiras na Amazónia são feitas ilegalmente
 
         - no passado mês de Julho, foram destruídos 2 255 km2 de floresta tropical, uma área equivalente ao tamanho do Luxemburgo
 
         - o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) sofreu um corte de 24% do seu orçamento
 
         Poder-se-ia falar também na destituição do presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), substituído por um delegado da Polícia Federal, da demissão de 21 dos 27 responsáveis do IBAMA, não substituídos, da demissão do presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), substituído por um coronel da confiança de Bolsonaro, mas hoje, por hoje, ficamo-nos pelos números.

 

 

 

 

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Amor mundi - 2

 


 
         Talvez muitos ainda não tenham percebido: quando se fala de alterações climáticas não se fala de previsões ou prognósticos, mas da realidade actual. É uma coisa de agora, de hoje, deste preciso instante, não (apenas) um debate sobre o que virá a acontecer daqui a vinte ou trinta anos. A discussão não é sobre como evitar as alterações climáticas (de resto, alterações climáticas sempre houve, como sempre houve… extinções em massa), mas o que fazer para evitar, no presente, os piores efeitos das alterações climáticas. Mesmo que mudássemos radicalmente de comportamentos hoje, agora, deixando todos de andar de automóvel e de avião, ou de comer carne, os efeitos poderiam ser minorados, não totalmente evitados. As mudanças no clima estão em marcha, o que não significa que nos devamos deixar cair numa atitude niilista e derrotista, baixando os braços e esperando que a catástrofe aconteça para nos varrer de uma vez por todas da face desta Terra. O pânico apocalíptico, se implicar paralisia e imobilismo apavorado, também não é a opção correcta. Falei há tempos da necessidade de mudarmos os nossos comportamentos individuais, do contributo que cada qual pode dar, ou não dar, para minorar os efeitos da tragédia iminente, ou já em curso. Há razões para mudar a título individual. Mas, como bem observava um editorial recente do The Guardian (16/08/2019), o individualismo pode ser ilusório. Podemos julgar que o nosso contributo para a salvação do planeta se resume a separar o lixo doméstico, plantar uma árvore aqui e acolá, não deitar beatas de cigarros para o meio da rua. Está certo, muito bem, isso é importante, é fundamental. Mas desenganem-se os que julgarem que isso basta, que é suficiente aliviarmos as nossas consciências de cidadãos ecológicos, melhorarmos a nossa autoestima ambiental e ética. Não. Além das mudanças individuais, é essencial um esforço colectivo: mudanças de políticas, de legislação, de fiscalização, de punição dos infractores. O esforço individual é louvável, é piramidal, mas tem o perigo de nos fazer crer que é suficiente, que não nos devemos empenhar também em mudanças de fundo e de fôlego. As políticas de um Trump ou de um Bolsonaro não irão mudar pelo facto de dois ou três milhões de pessoas deixarem de comer carne de vaca, ou de abandonarem o uso de automóvel particular. Como não é realista pensar que todos, a um tempo, irão deixar de comer carne de vaca (isso, sim, afectaria o agronegócio e uma das bases eleitorais de Trump e Bolsonaro), como não é realista pensar nisso, não é realista supor que uma alteração de comportamentos individuais pode, por si só, fazer tudo. É claro que anda muita política e muita ideologia metida nisto, e que muitos aproveitam – em parte bem, mas só em parte – para atacar o capitalismo e a sociedade de consumo, como se noutros sistemas, menos «capitalistas», não houvesse problemas ambientais: China, Rússia, os crimes ecológicos de Estaline e do comunismo… Há quem diga que só uma mudança radical do capitalismo – e com ele, da democracia liberal – pode evitar o flagelo do aquecimento global. É essa, em termos muito simplificados, a tese de Naomi Klein no seu recente livro Tudo Pode Mudar. Capitalismo vs. Clima. Pura e enganadora ilusão. Se tivéssemos que esperar que os empresários deixassem de querer o lucro, os políticos os votos do povo e cada um de nós a roupa X ou o carro Y, o planeta estaria, aí sim, completamente perdido. Era o mesmo que pensar, ante a iminência do avanço das tropas de Hitler, que a Inglaterra de Churchill fazia uma pausa para aguardar que os lordes deixassem de ter o poder que tinham, que os reis fossem mais próximos dos súbditos ou que os patrões tratassem bem os criados. Quando isso tudo estivesse feito, a bandeira nazi estaria há muito desfraldada em Trafalgar Square… Portanto, podemos desejar e fazer com que alguns dos vícios do capitalismo, tão patentes na crise de 2008 (e na próxima?), sejam corrigidos. Mas não devemos nem podemos combater tudo ao mesmo tempo. É com as armas do capitalismo – ou, se quiserem, da economia de mercado – e com as armas da democracia liberal – ou se quiserem, dos votos e das manifestações livres – que devemos enfrentar o desafio das alterações climáticas. Primeiro, em casa; depois, no trabalho; a seguir, na rua, com petições, manifestações, votações – e textos patetas e desastrados, como este
 
(que é para o Nuno Quintas, com um abraço do
 
António Araújo)
 
 
 

São Cristóvão pela Europa (88).





Já aqui no Malomil se falou de ex-votos.
O ex-voto é o agradecimento por uma graça concedida. Mandava-se pintar um quadro, em geral de pequenas dimensões, alusivo àquela graça.
Nesta pequena comunidade de Steinhöring o patrono da igreja é São Cristóvão pelo que as pessoas dirigiam-se-lhe nas suas aflições. 
Grande parte é do século XVIII, havendo mesmo um de 1701.
Seleccionei 16 dos 30. Publicarei agora os primeiros oito. Os restantes no post seguinte.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
José Liberato
Fotografias de 8 de Agosto de 2019