Elliott Erwitt, Mother and Child, 1953
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Ellen
tinha nascido há seis dias quando o pai lhe tirou esta fotografia. Elliott Erwitt, o pai, tinha 24 anos e acabara de abandonar o Exército. A imagem foi
captada no Verão de 1953, no Upper East Side de Manhattan. Ganhou um prémio na
altura, mas Elliot declinou a distinção, pois a mesma implicava a perda dos
direitos de autor sobre a fotografia da sua mulher e da sua filha, na companhia
do gato Brutus. «Foi provavelmente das decisões mais inteligentes que tomei na
vida», disse Erwitt, acrescentando que os direitos desta fotografia pagaram
várias vezes a educação de Ellen. Mother
and Child tornou-se uma das imagens mais reproduzidas da época, figurando
na célebre exposição Family of Man,
organizada em 1955 por Edward Steichen.
Elliott Erwitt. Fotografia de David Seymour, co-fundador da Magnum, com Lucienne Matthews e dois dos seus filhos, Misha e Ellen (Paris, 1956).
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A mãe que contempla a recém-nascida era
uma refugiada, Lucienne Matthews. O casal divorciar-se-ia poucos anos
depois, ficando Lucienne com quatro crianças a cargo. Quatro crianças, que tinham
entre um e sete anos. Na Europa, vivera sob o domínio nazi nos Países Baixos
e, segundo conta um dos seus filhos, o fotógrafo Misha Erwitt, em casa eram
conhecidas as histórias da fome que passou num orfanato, nas mensagens que
escondia nos livros de escola e passava à resistência holandesa, do dedo
esmagado por uma espingarda nazi. Sozinha, criou os quatro filhos, arranjando vários empregos, o mais duradouro
dos quais como funcionária da Pan Am. Depois de os filhos crescerem,
voluntariou-se para dar aulas de inglês a filhos de imigrantes e adoptou duas
crianças vietnamitas que a tratavam por «Avó». O gato Brutus, que se vê na
fotografia, era apenas mais um entre os vários animais abandonados que Lucienne
trazia para casa. Lucienne teve doenças graves, criou sozinha quatro filhos,
adoptou outros dois. No final da guerra, não tinha ninguém, toda a sua família
desaparecera. Na América, criou uma família com Elliott, e depois sem ele. The Family of Woman. Segundo o fotógrafo, Mother and Child foi apenas um
«instantâneo», mais um dos muitos snapshots
que o celebrizaram. Não vou divagar sobre a beleza pura desta imagem, nem sobre
a delicadeza da luz ou sobre a sua composição perfeita. Muitos outros já o fizeram, e muito melhor do que eu. Para o autor, aliás, tudo não passou de um «instantâneo»,
que captou por mero acaso. Erwitt é muitas vezes desvalorizado como fotógrafo, sendo considerado demasiado frívolo ou excessivamente óbvio. Mas digam o que disserem, esta é uma das mais comoventes madonnas que o século XX produziu.
António Araújo
Os instantaneos são quase todos composições.
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