Ao falar aqui do Argus e do livro de Alan
Villiers, faltou contar o final feliz da história do navio, que o meu grande
amigo David Lopes já descreveu um dia, nas páginas do Diário de Notícias, em Abril de 2009:
O lugre Santa Maria Manuela, navio-gémeo do Argus
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Na passada segunda-feira, dia 6 de Abril
[de 2009], uma chuva mansa e silenciosa trouxe do mar o mais mítico navio
português do século XX. Regressou ao País quase anónimo, puxado por um
rebocador espanhol que o resgatou das latitudes do Sul e de um tribunal que por
arresto o leiloou em Aruba.
Diz quem sabe que ao partir, vendido, em 1975, levou as lágrimas de milhares de homens do mar e virou a última página da maior aventura portuguesa do século passado: a faina do bacalhau nos mares do Norte. Vestiu-se depois de madeiras que nunca tinha conhecido. Camarotes com casas de banho, que nunca houvera visto, bares e música para servir e animar nas Caraíbas os turistas maravilhados por este lugre de quatro mastros de novo baptizado como Polynesia.
Quando rumei à Gafanha da Nazaré, em
Ílhavo, avisaram-me que iria encontrar um navio desfigurado, transformado
profundamente pela sua segunda vida, talvez perdido e estragado para
sempre. Regressei com a ideia contrária. Foi quem o pôs a navegar do
outro lado do mundo que o salvou, mesmo que hoje pareça um destroço. Foi quem
lhe deu destino, que sem intenção, preservou uma peça insubstituível da
história portuguesa que muitos desconhecem e alguns desprezam. Como não
compreender quem advoga que a dimensão e a grandeza de um povo e de um país tem
na sua essência o modo como vive e promove a sua cultura. Somos um país de uma
riqueza marítima incomensurável, com um traço distintivo e identitário
ligado ao oceano, caminho para construir um posicionamento de modernidade e de
diferenciação. Somos a maior nação oceânica da Europa e uma das maiores do
mundo. E somos também capazes de não saber o que fazer com isso. Utilizamos
timidamente os recursos do mar e os nossos portos. Temos uma das mais baixas
taxas de navegação de recreio da europa ocidental. Um país onde quem tem um
barco, por mais pequeno que seja ou é rico ou é considerado como tal. Não temos
nas nossas escolas básicas e secundárias disciplinas ou actividades que nos
liguem ao mar. E até a ideia da nossa Expo 98 e dos seus Clubes do Mar, bem
como todo o investimento que aí foi feito, desapareceu e não voltou a dar à
costa. Dizemo-nos um país de marinheiros, mas não é verdade. Os portugueses não
vão ao mar, vão à praia. E é por isso, e por ser tão evidente que a economia do
mar é a nossa maior oportunidade e vocação, que quase não se estranha que dois
empresários, Aníbal Paião e João Vieira, donos da empresa Pascoal, desde sempre
ligados à pesca e ao comércio do Bacalhau, tenham nas mesmas semanas em que
amarguradamente discutíamos a crise e o eventual afastamento da selecção
portuguesa da fase final do Mundial da África do Sul, rumaram ao Caribe e do
seu bolso resgataram o Argus de todos nós. Talvez também não se saiba que estes
mesmos empresários, no próximo mês de Outubro e após anos de luta e
alguns milhões de euros de investimento privado, irão concretizar um outro
sonho: colocar a navegar, totalmente recuperado o navio Santa Maria Manuela,
navio gémeo do navio Creoula da Marinha Portuguesa, ambos construídos em Lisboa
em 62 dias no ano de 1937. De repente Portugal, desanimado, distraído e
desfocado, ganha uma frota única no mundo. Três veleiros de quatro
mastros. E que são mais do que três navios. São a expressão de que nada
acontece por acaso e que só com trabalho, visão e paixão, nos tornamos melhores
e actuamos na nossa predestinação.
A meio do século passado alguns milhares
de portugueses enfrentavam nos mares do Norte uma das mais difíceis jornadas de
trabalho e de sobrevivência que a humanidade conheceu. Os verdadeiros
super-homens não são os da Marvel ou de Hollywood. Foram os pescadores
portugueses que pescando à linha e em pequenas embarcações de madeira, passavam
seis meses sozinhos no meio do mar. Uma jornada tão dura que quem a fizesse
ficava livre do serviço militar obrigatório e dos seus quatros anos de duração.
Somos, no entanto, já filhos de outro
tempo e é por isso que a inspiração de homens como Aníbal Paião e João
Vieira nos podem fazer acreditar que, afinal, a crise somos nós.
Naquele dia cinzento de Abril algumas centenas de pessoas e famílias inteiras e bloguistas correram a Ílhavo para ver que o navio não era fantasma. A notícia correu célere. Ainda bem que não sou editor televisivo. Arriscar-me-ia a ter uma fraca audiência, abrindo as notícias com este navio chegado da bruma.
David Lopes
(originalmente
publicado no Diário de Notícias, de
26 de Abril de 2009)
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