55.
A visita de Ramalho Ortigão (1836-1915)
à Exposição Universal de
Paris, em 1878, objecto de um livro recente (cf. Ramalho Ortigão, Paris. Exposição Universal, 1878-1879,
pref. de Maria João Lello Ortigão de Oliveira, s.l., Feitoria dos Livros, s.d.) contribuiu decerto para a propagação do
«japonismo» em Portugal, do mesmo passo que o seu escrito confirma o fascínio
dos impressionistas franceses pela arte do Japão, objecto da exposição Japonismes/Impressionismes,
actualmente patente no Musée des impressionismes de Giverny.
Ramalho Ortigão baseia-se, em larga
medida, nos textos de Théodore Duret (1838-1927), uma personalidade marcante na difusão do japonisme e da obra de Hokusai, como se
referiu em Notas sobre A Grande Onda – 27.
Escreve o autor de As Farpas:
«[Os impressionistas] pintam do natural
e pintam exactamente, precisamente, rigorosamente, aquilo que vêem.
Dizem-se discípulos da escola japonesa.
Que influência pode ter a arte do Japão na pintura francesa? É o que o Sr.
Duret nos explica do modo seguinte:
Olhando-se com alguma atenção para as
estampas japonesas, nas quais se ostentam, ao lado uns dos outros, os tons mais
agudos e opostos, reconheceu-se que havia, para reproduzir certos efeitos da
natureza, que até então se tinham posto de parte, ou por negligência ou por
impossibilidade de os traduzir, processos novos, que seria útil experimentar.
Porque essas figuras japonesas, em que
muitos não querem ver senão salpicos de tinta, são, pelo contrário, impressões
da natureza, de uma fidelidade completa. Interroguem-se aqueles que foram ao
Japão.
Pela minha parte, diz o Sr. Duret,
sucede-me, a cada instante, encontrar nos leques e nos álbuns a sensação exacta
das cenas e paisagens que vi no Japão. Olho para um álbum japonês e digo: sim,
efectivamente é assim que me apareceu o Japão; é efectivamente assim, sob a sua
atmosfera luminosa e transparente, que o mar se espraia, azul e corado; são
essas as estradas e os campos orlados dos belos cedros, cujos ramos tomam toda
a espécie de formas angulosas e extravagantes, é esse o Fudji-Yama, o mais
esguio dos vulcões; são essas as massas dos bambus que cobrem as colinas; é
esse o povo pitoresco e grazina das cidades e das aldeias japonesas. A arte do
Japão reproduzira os aspectos particulares da natureza, por meio de processos
de colorido arrojado e novos; não podia portanto deixar de ferir a atenção dos
artistas investigadores e foi isso que influenciou energicamente os
impressionistas.»
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