Tintoretto, Criação dos Animais, 1551-52
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Sobre o quadro de
Tintoretto «Criação dos Animais» já muito foi escrito. Com Deus Criador
suspenso nos céus, alado e em movimento, este óleo de 1551-52 encontra-se
actualmente exposto na Galeria da Academia, em Veneza. Inspira-se na tela de
Ticiano «Baco e Ariadne», que está na National Gallery, em Londres. Há quem
diga que as aves e os peixes se concentram no lado esquerdo da imagem e os
mamíferos no lado direito, o que só em parte é verdade (há um par de gansos no
canto superior direito). E está lá um unicórnio, todos o vêem.
Ticiano, Baco e Ariadne, 1522-23
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Olhando com
calma, quer-me parecer que uma cabeça de veado emerge do lado direito da tela,
quase imperceptível. Está lá um outro veado, é certo. Mas parece mesmo uma cabeça de veado , ali onde a
assinalo. Tentei saber mais, para confirmar ou infirmar esta impressão. Não
consegui. Apelo à ajuda de leitores mais bem informados do que eu, ou seja, de
quase todos os que acabam de passar os olhos por estas pungentes palavras.
Não tenho dúvida de que, ali onde você assinala, há uma cabeça de veado, mas não a teria notado se você não chamasse atenção.
ResponderEliminarMuito obrigado, caro Rubem, confesso que tinha muitas dúvidas sobre esta pretensa «descoberta»
ResponderEliminarUm abraço grato
António
Que tal comparar com a Criação do Mundo do nosso Vasco Fernandes, que se pode ver em Lamego? Também tem um unicórnio e, não menos curioso, um papagaio/arara, deslumbrante ave do Novo Mundo. Um toque português?
ResponderEliminarAbraço
António Cabral
Obrigado!
ResponderEliminarAbraço,
António