Prometi a mim próprio não escrever aqui que o Museu do Prado era o local
sagrado da pintura mundial. Não queria indispor os caçadores de lugares-comuns.
Mas a verdade é que é mesmo.
A iconografia de São Cristóvão está bem representada. Mas só o retábulo de
São Cristóvão está exposto.
As outras obras aqui mostradas fazem parte das reservas do museu. O que diz
bem de um museu que dispõe de tais reservas.
O Retábulo de São Cristóvão tem a forma de um pentágono e data de finais do século XIII. É um exemplo destacado da pintura castelhana de estilo gótico.
Orazio
Borgianni (1578-1616) pintou este São Cristóvão nos finais do Século XVI,
princípios do Século XVII. Cultivou o estilo maneirista e esteve activo em
Espanha e Itália:
No reverso de um quadro representando a Anunciação da
Virgem, uma pintura do século XVI de autor anónimo.
Um desenho
do século XVI de autor anónimo do círculo de Alessandro Casolano (1552-1606).
Representa a aparição da Virgem a São Cristóvão e São Francisco:
E finalmente
um quadro que constitui um ícone da imagem do santo da autoria de um dos
grandes mestres da pintura espanhola do século XVII, José de Ribera
(1591-1652). Como é possível que esteja nas reservas!?
O quadro é
de 1637. Apresenta o contraste entre a rudeza do gigante em tons mais escuros e
a figura frágil do Menino Jesus em tons claros e luminosos:
Fotografias
de 22 de Fevereiro de 2020
José
Liberato
Óptima visitas e boas imagens.
ResponderEliminarMuito boas dissertações.
Parabéns.
Abraço.
Tó
Muito bom. Gosto ainda mais quando o tema me leva para outras pesquisas. Neste caso foi José Ribera, grande praticante da técnica de Caravaggio.
ResponderEliminarObrigada.