sábado, 18 de junho de 2022

São Cristóvão pela Europa (180).

 


 

A Île-de-France é a região francesa que abrange a cidade de Paris. Divide-se em vários departamentos.

Um deles é o departamento de Val-d’Oise. Em Vétheuil, avulta a Igreja de Notre Dame com a sua fachada Renascença. No interior uma imagem do nosso Santo:

 



Em Cergy, principal cidade do departamento, já tinha estado em 2017 e fotografado o belo pórtico da entrada da Igreja de São Cristóvão, mas defrontado a praga das igrejas fechadas. Ver em http://malomil.blogspot.com/2017/12/sao-cristovao-pela-europa-44.html.

Mas a persistência levou a uma visita completa neste ano de 2022.

Em primeiro lugar revisitando o pórtico Renascença à entrada.

 

 


A igreja dispõe de um vitral:




A imagem policromada do Santo, da primeira metade do Século XVIII, foi roubada em 1973 e só recuperada em 2017 quando reconhecida num leilão em Frankfurt. Foi recolocada no seu lugar em 2020:

 



Um óleo de um pintor local tem a curiosidade de nele estar representada a cidade de Cergy tal como era na época da pintura, o Século XIX. O rio é o Oise:




Em Montmorency, na Colegiada de São Martinho, um vitral do Século XVI muito restaurado- À esquerda São Francisco de Assis e o Bispo de Auxerre, o doador. Ao centro São Cristóvão e à direita Santo Estêvão.

 


 

Finalmente no departamento de Val-de-Marne em Créteil, sua principal cidade, existe a igreja de São Cristóvão.

Igreja muito antiga era local de peregrinação. Aqui vieram o rei São Luís IX e Ana de Áustria, mãe de Luís XIV, Infanta de Portugal por ser filha do Rei Filipe II de Portugal.

Aqui tinha estado em 2011. Ver  http://malomil.blogspot.com/2017/10/sao-cristovao-pela-europa-17.html

Além do óleo já publicado, a igreja exibe uma estátua do Santo datada de 1932 e da autoria do escultor francês Pierre Joubert (1900-1967):







 

Fotografias de 8 e 10 de Maio de 2022.

José Liberato





1 comentário: