segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Entre Oriente e Ocidente (32).

 


 

Termino hoje a série de crónicas e fotografias que dediquei aos Balcãs sob o título de Entre Oriente e Ocidente.

Percorremos uma região marcada pela Via Ignatia (cujo nome lembra o procônsul da Macedónia que a mandou construir, Gnaeus Ignatius), estrada de mais de 1100 quilómetros ligando Durrës, Bitola, Salónica e Constantinopla. Por onde deambulou São Paulo e se espalhou a civilização romana.

Região onde o império otomano dominou durante vários séculos durante os quais o culto cristão continuou a existir desde que a altura das torres das igrejas não ultrapassasse a dos minaretes. Na altura, o império estava presente em três continentes.

Uma região que, durante dezenas de anos, foi toda (com excepção da Grécia) comunista e onde existiu uma das mais duras ditaduras do Século XX, a da Albânia.

Neste momento, a União Europeia tem a tarefa enorme de associar muitos dos países da Região ao processo de desenvolvimento do continente europeu. É um imperativo geopolítico. Se o não fizer, estes Estados serão mais permeáveis à influência russa e aos investimentos chineses que têm como interesse permanente enfraquecer a capacidade da Europa de actuar em conjunto netas paragens.

Depois de termos atravessado paisagens de igrejas bizantinas e minaretes, antigas hospedarias para viajantes, restos do realismo socialista, magníficos vestígios das civilizações antigas, terminamos, por contraste, na nova Skopje, produto do controverso projecto Skopje 2014.

Aqui foram gastas quantias avultadas para reconstruir edifícios, erguer estátuas e memoriais sempre com o objectivo de glorificar o nacionalismo macedónio. Alexandre da Macedónia é a principal figura mas também Madre Teresa de Calcutá, albanesa de família mas nascida em Skopje, tem o seu memorial.

 







  

Queria agradecer aos leitores a paciência com que seguiram estas crónicas e ao António Araújo a benevolência com que as acolheu nas páginas do Malomil.

 

                                                                                Fotografias de 24 de Maio de 2022

 

                                                                                                                  José Liberato


3 comentários:

  1. Viagem espectacular! Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  2. Tudo tem um fim, mas ficam as imagens lindíssimas dessa magnífica viagem e também as lições de história que aqui deixou, obrigado por toda esta partilha.
    Cumprimentos...

    ResponderEliminar
  3. Fui acompanhando na diagonal, mas certamente lerei todos os posts desta viagem. Na Primavera conto seguir os mesmos passos, entre a Albânia, que já conheço, a Macedónia, talvez o Kosovo e depois...entre Belgrado e Salónica, mon coeur balance. Mas é possível que a sua descrição me ajude a tirar dúvidas.

    ResponderEliminar