quarta-feira, 15 de outubro de 2025

São Cristóvão pela Europa (324).

 

 

 

Entre Bressanone e Bolzano estende-se o Eisacktal ou Vale do Eisack, onde a densidade de imagens de São Cristóvão se aproxima da do Vale de Puster.

A igreja de São João e São Clemente de Scezze (Tschötsch) é a igreja paroquial. No exterior, debaixo de um telheiro, um fresco de São Cristóvão de princípios do Século XVI.

 



A igreja de São Martinho em Gudon (Gufidaun) data do Século XV. No exterior, um fresco representando o nosso Santo. Da igreja, avista-se uma paisagem deslumbrante.

 




 A igreja de São João Baptista em Fraina (Freins) é uma encantadora igreja de montanha consagrada em 1239. Dessa época, apenas subsistem as paredes. Um fresco de São Cristóvão situa-se ao lado da entrada.

 




Um menológio é um calendário enumerando os dias em que a liturgia da Igreja (em especial a ortodoxa) celebra os santos. Um menológio foi feito para o Imperador bizantino Basílio II (976-1025). Em 15 de Dezembro fará mil anos que o imperador morreu.

Referindo-se a São Cristóvão, o documento, anterior à sua lenda medieval, refere que se diz que ele tinha inicialmente uma cabeça de cão e que devorava seres humanos. Mas, quando acreditou em Jesus Cristo, mudou. Isto não é exacto. O que é verdade é que Cristóvão foi antes pagão, feroz e cruel.

Ou seja, o mito oriental da cabeça de cão significa uma espécie de alegoria.

 

 

                                                    Fotografias de 5 de Agosto de 2025

                                                                                        José Liberato





Sem comentários:

Enviar um comentário