Quem me mandou a indicação deste maravilhoso blogue passou muito tempo na Musgueira Sul. Uma das melhores pessoas que conheço mora na Musgueira Sul. E não, não é por um desejo etnográfico ou caricatural que mostro estas imagens. Aqui ninguém quer mostrar como vivem os «pobrezinhos» − e, muito menos, brincar aos pobrezinhos. São imagens de vidas. Só isso, nada mais do que isso. A vida na Musgueira Sul, efémera e bela, como em toda a parte.
realmente é maravilhoso. um achado.
ResponderEliminarÉ ,podia ser a Albania,Grecia,Turquia .Muito interessante.
ResponderEliminarAos padrões do tempo a Musgueira Sul era remediada e a Musgueira Norte pobre. O bairro nasceu quando se transplantaram as barracas do vale de Alcântara para aquele ermo distante, durante a construção da Ponte. "Transplantados" literalmente: os felizardos tiveram uma casita no Bairro da Cruz Vermelha, os oturos viram os seus haveres, barraco e tudo, postos em cima de uma camioneta da camâra e realocados. Neses anos, viver numa barraca não era exclusivo dos miseráveis: polícias, feirantes, mecânicos, etc.. podiam escolher (cuidado com este verbo) esta alternativa. Tal era o Portugal de 60 e 70, por isso é obsceno dizer que hoje estamos pior do que nesses tempos - vejam estas fotos para ver como era normal (gente normal, decente e trabalhadora) tamanha anomalia.
ResponderEliminarJosé Navarro de Andrade
Sim isso acontece ainda em grande escala no Brasil.Provavelmente ha mais trabalhadores aí do que em bairros da"alta"...
ResponderEliminarEste bairro foi evacuado e destruído em finais de 2000.Os seus sucedâneos são muito mais modernos e kulturais, quer-se dizer multiculturais.Não estejamos a caminho do enriquecimento e da sociedade de novo tipo...
ResponderEliminarO aspecto mais digno de nota é a abundância de pessoas de raça branca.
ResponderEliminar