domingo, 2 de novembro de 2025

São Cristóvão pela Europa (329).

 

 

 

Tirolo (Tirol) é uma pequena localidade a seis quilómetros de distância de Merano. Mas a sua importância ultrapassa largamente a sua dimensão.

Parece claro que deu o nome ao Tirol italiano e ao Tirol austríaco, vastas regiões entre a Alemanha e a Itália. Desde o notável Castelo Tirol, os Condes de Tirol, administraram este vasto território até ao momento em que os Habsburgos tomaram o poder no condado.

 

 

A igreja de São Ruperto em Tirolo foi mencionada pela primeira vez em 1332 e objecto de múltiplas alterações ao longo da História. No exterior, um fresco de São Cristóvão. No interior, um tríptico tem uma imagem do Santo numa das suas abas.

 





A igreja de São Pedro, nos arredores de Tirolo, é de origem carolíngia.

Tem um mural representando São Cristóvão, já ostentando as marcas do tempo.

 



Em Naturno (Naturns), a Igreja paroquial de São Zeno possui uma imagem gigante de São Cristóvão muito deteriorada talvez pela construção de alguma janela.

A igreja tem origem pré-carolíngia, mas a estrutura actual (gótica) é da segunda metade do Século XV.

 




                                                                                Fotografias de 6 de Agosto de 2025

                                                                                José Liberato


Sem comentários:

Enviar um comentário