domingo, 22 de abril de 2018

Faial-Pico, um cortejo de fake news.

 
 
 
 
«No próximo dia 23 de Abril, o nível da maré entre as ilhas do Faial e Pico atingirá a primeira cota mínima deste século (semelhante fenómeno só voltará a ocorrer em 2097, mas com mais 80 centímetros de nível do mar) e vai permitir a travessia do Canal a pé entre as ilhas do Faial e do Pico.
 
É um fenómeno raro só possível pelo alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e Júpiter, mas vai proporcionar-me uma experiência ÚNICA de uma vida no arquipélago dos Açores.
 
Esta travessia, com tempo de duração previsto de duas horas e meia terá de ser obrigatoriamente acompanhada por guias da Proteção Civil e terá uma janela temporal extremamente rígida por razões de segurança (já que não serão permitidos inícios de caminhada após uma hora do valor mínimo de maré).
 
A última vez que esta travessia foi possível, foi em 1938, tendo duzentas e cinquenta e três pessoas atingido a ilha do Pico depois de partirem da Horta em direcção à Madalena do Pico antes de a subida de nível da maré ter impossibilitado mais partidas. (Foto cortesia de Thomson Corporation)»
 
 
Isso é fake news da Internet.
O canal Pico-Faial tem alguns montes e até dois ilhéus (o Em-pé e o Deitado) mas é fundo. Atinge os 100 metros. Nada  como o canal Pico-S. Jorge, claro, cuja profundidade é de 1200 metros. Essa fila de gente da foto não é açoriana. A indumentária é demasiado colorida. Vi essa parte da foto utilizada recentemente, mas entre duas ilhas creio que do Pacífico.
 
Onésimo Teotónio de Almeida

9 comentários:

  1. Na verdade este texto (com a foto que o acompanha) não é Fake-News. Foi publicado a 1 de Abril pelo Pedro Aniceto. 1 de abril

    ResponderEliminar
  2. O próprio! Isto de já nem as petas de 1 de Abril terem pai, diz bem do estado da arte... ;)

    ResponderEliminar
  3. Pois é. Mas quando circula na Internet não vem incluida a data.
    A foto e a história têm a sua piada, reconheço. Tivesse vindo com uma data e só teria lembrado esse pormenor aos amigos que durante estes dias me têm enviado a peça.
    Gosto de humor e essa é uma boa peta.
    As melhores saudações do
    Onésimo

    ResponderEliminar
  4. A foto parece inspirada na série de vistas do Monte Fuji de Katsushika Hokusai, sobre que o Malomil vem publicando interessantíssimas notas.

    ResponderEliminar
  5. “Tivesse vindo com uma data.....”
    Mas de onde é que veio?

    Em todos os sítios que vi, vinha sempre com data (e com link para a origem, já agora).

    ResponderEliminar
  6. Acredito que sim. Mas de que forma é que circulou até si, para não ter data?

    ResponderEliminar
  7. Bastou alguém fazer corte e colagem. Se me enviar o seu endereço, posso reencaminhar-lhe o email tal qual o recebi. O meu é público: onesimo_almeida@brown.edu

    ResponderEliminar