sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Os camelos de Londres.







Não, não é sobre os responsáveis pelo Brexit. Mas há muitos camelos em Londres. Um deles, majestoso, no Albert Memorial, na estátua dedicada a África, e o monumento também tem um elefante, como sabem, figurando a Ásia.


William Theed (1804-1891), Africa, no Albert Memorial

E também há belos dromedários no Animals in War Memorial, em Park Lane.

Animals in War Memorial, 2004


Londres é, aliás, das cidades com mais bicharada, como pude aperceber-me ao ler um encantador guia intitulado Animal London, de Ianthe Ruthven.
 




Na portada do livro The People of the Abyss, de Jack London, autor do inesquecível Apelo da Selva, surge uma fotografia tirada no princípio do século XX (o livro é de 1903). E lá estão os sem-abrigo sentados ao nevoeiro no banco com os camelos que está ali, no Victoria Embankment, junto à estátua, também com camelo, que homenageia as tropas do Imperial Camel Corps, feita pelo major Cecil Brown (aqui). Para uma história desse banco, criado pelo arquitecto George John Vulliamy (1817-1886), ver aqui. Antes disso, e retirados daqui, mais alguns:
 

Regent Street


Manchester Free Trade Hall


Banco no Victoria Embankment

 
Imperial Camel Corps Memorial 
 
India House, Aldwich
 
Prédio em Eastcheap
  
Para não ficarmos por aqui, camelos num emblema/brasão da India House, em Aldwych (onde também há elefantes!), e num baixo-relevo em Eastcheap, feito em 1884 por William Theed the Younger, que foi também o autor escultor do camelo do Victoria and Albert Memorial. Um homem que gostava muito de camelos, está visto. Como eu.   
 

Imperial Camel Corps
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário