quinta-feira, 30 de junho de 2022

São Cristóvão pela Europa (183)

 



No departamento de Loir-et-Cher, cuja capital é Blois, são frequentes as imagens do nosso Santo.

Em Suèvres, uma igreja dedicada a São Cristóvão possui uma escultura em pedra do Século XVI e um baixo-relevo em madeira:




A igreja de São Pedro de Lancôme (sem ligação com o famoso perfumista) contem diversos frescos, datados entre o Século XV e o XVI e destapados em 1989, entre os quais um notável São Cristóvão.

A imagem tem 6 metros de altura e destaca-se de um fundo branco. Apresenta-se na atitude clássica de um caminhante, apoiado numa árvore aparada. Está vestido de uma túnica curta amarela e traz uma sacola castanha avermelhada a tiracolo voando na direcção Leste por cima de uma igreja. A cabeça com longos cabelos está virada pra o Menino Jesus que se ergue sobre os seus ombros, traz uma túnica da mesma cor da sacola e segura o globo na sua mão esquerda.

 


 

Em Vendôme, na Igreja da Antiga Abadia da Trindade, um vitral do Século XIV representando São Miguel, São Tiago e São Cristóvão.

 



Esta igreja é um dos grandes monumentos da Idade Média francesa.  Nela avulta o importante vitral da Virgem de Vendôme datado do Século XII:

 


Há ainda uma história que liga esta igreja de Vendôme a Portugal. Será fantasiosa, mas é muito curiosa.

Em 990, a cidade do Porto estava ocupada pelos Mouros. Uma armada de cavaleiros gascões veio apoiar os portucalenses na Reconquista. Entre os franceses, encontrava-se D. Ónego, Bispo de Vendôme, que trouxe consigo uma imagem da Virgem que terá muito contribuído para a vitória.

Na sequência da refrega foram construídas as muralhas da cidade. Numa das suas saídas existia a Porta da Vendoma onde foi colocada a imagem que passou a ser chamada de Nossa Senhora da Vandoma e que hoje está na Sé do Porto.

 



Será esta a imagem que figura ainda nas armas da cidade do Porto:

 


Fotografias de 9 de Maio de 2022

 

José Liberato







1 comentário: