segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Scala Regia.

 
 
 
 
 
 

 
As escadas, mesmo as escadas régias, servem para subir e servem para descer. Por elas, subimos ao Palácio Apostólico (com ou sem le privilège du blanc), mas também descemos ao piso térreo onde as almas vulgarmente humanas esperam por nós, tal como os guardas suíços num momento de repouso.
 
 
 
 
Que o diga David Motta, um dos colaboradores da revista Scala Regia, dirigida por Diogo Mayo. David Motta é um dos protagonistas de O Fim das Miragens: Crime no Jet-Set, do jornalista Paulo Moura (Alfragide: Livros d’Hoje, 2008). O Fim das Miragens relata interpoladamente a vida de Maria das Dores, uma história de ambição desmedida, que conduz à autoria moral do assassinato do marido, Paulo Pereira da Cruz.
 
 
 
 
 
Condenada em 2008, em 2010 cometeu novo crime. A partir da cadeia de Tires, telefonou para o caseiro da quinta do sogro, fazendo-se passar pela cunhada, e ordenou que oferecesse mobílias e cortasse todo o pomar plantado pelo falecido marido. Também David Motta foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão com pena suspensa pelo crime de burla agravada e falsificação de documentos, na sequência de um processo movido pelo pai. Aparentemente, David Motta transferiu 127 mil euros de uma conta do pai para uma conta pessoal.
 
 

Scala Regia
 
 
 
 
Mas o interesse da revista Scala Regia não se limita à rica história de vida dos seus colaboradores. A reportagem sobre Maria do Carmo Castelo Branco, da responsabilidade de Aurélio Gomes, merece uma leitura atenta. Com a epígrafe «George Bush ruined my life» (a revista é integralmente escrita em língua inglesa), a vida da fidalga Maria do Carmo Camacho Rodrigues de Sousa da Câmara, filha do fundador e primeiro director da Estação Agronómica Nacional e proprietária de pedreiras em Vila Viçosa, cruza-se curiosamente com a história recente do Iraque.
 
Afinal, a sua primeira paixão foi confessadamente Hans Blix, o diplomata sueco e chefe da missão das Nações Unidas que, em 2002, procurou armas de destruição em massa no Iraque. Aurélio Gomes apresenta Maria do Carmo Castelo Branco como uma mulher invulgar «since she never had to enter a kitchen for cooking purposes, as the majority of women do». De facto, é objectivo explícito de Scala Regia, desde o editorial, «reunite the most extraordinary personalities, stories and objects».
 
Maria do Carmo Castelo Branco lamenta o depressivo destino do Iraque, não só porque duvida da recuperação política e económica, «but also because this country was deprived of the beauty of her marble», já que Saddam Hussein era um grande apreciador do mármore alentejano. Mármore que, decerto, cobria as escadas do murado complexo palatino de Saddam Hussein na cidade de Tikrit, que incluía um palácio para o Presidente, outro para a mãe e para os filhos, com vista para um lago artificial. Sendo uma personalidade inusitada, Saddam Hussein incluiu, num gesto extraordinário de devoção familiar, uma sanita de ouro para a mãe e uma câmara de tortura para o filho. Provavelmente, em betão armado.
 


António J. Ramalho
 
 

7 comentários:

  1. Muito curioso este apontamento sobre personagens que hoje desaparecidas estão das primeiras páginas dos jornais. Uma amiga minha (médica no Amadora-Sintra) contou-me que um dia lamentava-se junto da Mãe "não tenho jeito nenhum para cozinhar" e ela respondeu-lhe "estuda que alguém cozinhará por ti" e para ti acrescento eu.

    ResponderEliminar
  2. É tão triste o snobismo em Portugal...
    De Miguel Esteves Cardoso, Paulo Portas e Vasco Pulido Valente até David Motta e Diogo Mayo é um estendal de mitómanos estrangeirados. Atirem-lhes com uma sandes de coratos.

    ResponderEliminar
  3. A revista é boa e a página do facebook ainda melhor. Felizmente, temos cá dentro quem não se vergue à correcção política e social e quem compreenda que o Portugal do "orgulhosamente sós" devia ter desaparecido há muito.

    http://interiorator.com/scala-regia-and-the-joy-teaching/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo óptimo. Pena que não vá passar deste número. Portugal é muito atrasado.

      Eliminar
  4. Segundo sei, o primeiro número estará disponível pelo Verão.
    Portugal? Segundo também sei, mais de 80 % dos exemplares editados foram para fora. Não parece que Portugal pinte muito nesta cena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazemos votos que alcancem os 100% de exportações.

      Eliminar
  5. Boa noite, onde posso encontrar a edição da revista Scala Regia que inclui a reportagem sobre Maria do Carmo Castelo Branco, da responsabilidade de Aurélio Gomes?

    ResponderEliminar