sábado, 27 de agosto de 2022

São Cristóvão pela Europa (188).

 




 

Entre 7 e 15 de Agosto tive oportunidade de visitar o Sul da Alemanha e também parte da Áustria.

Como imaginam, não deixei de estar muito atento às imagens do nosso São Cristóvão de forma a partilhá-las com os leitores.

Um dos textos publicados no Malomil já se debruçou sobre a cidade de Munique. Ver http://malomil.blogspot.com/2019/08/sao-cristovao-pela-europa-86.html. Mas há sempre novas descobertas.

Nos arredores da cidade, em Fasanerie, existe a chamada Igreja Velha de São Cristóvão.

Chama-se Fasanerie porque nesta área existiu até ao final da monarquia bávara, um centro de alimentação e criação de faisões e de pássaros raros destinados à Corte.

A igreja na realidade não é velha. Foi consagrada em 1927. É velha por comparação com a Igreja de Feldmöching, nas proximidades, que consta daquele texto.

Teve no seu planeamento o arquitecto Hermann Selzer, envolvido em vários movimentos arte nova.

Em 1977 esteve para ser demolida. Movimentos locais impediram a demolição. Cardeal Reinhold Marx, Arcebispo de Munique, foi um defensor do restauro que terminou em 2015.






No exterior, inaugurada em 2019, uma belíssima estela dedicada ao nosso Santo, incorporando cilindros translúcidos de vidro da autoria de Susanne Wagner:







Na famosa Pinacoteca Antiga de Munique, um tríptico de Dieric Bouts (1415-1475) é das mais conhecidas representações do Santo: 


 




Fotografias de 7 de Agosto de 2022 


José Liberato







Sem comentários:

Enviar um comentário