quarta-feira, 19 de outubro de 2022

São Cristóvão pela Europa (197).

 


 

Na Região da Francónia Central do Estado da Baviera encontrei três imagens muito interessantes do nosso São Cristóvão.

A Basílica românica de São Martinho em Greding foi terminada em meados do Século XII, datando a torre do Século XI. No interior, na nave central, um enorme fresco representando o nosso Santo.

 




Em Kalbensteinberg, com a ajuda muito eficiente do historiador local Martin Burkert, pude apreciar um notável quadro de princípios do Século XVI, representando os catorze santos auxiliares (um dos quias é São Cristóvão), muito venerados na Alemanha. A igreja é hoje dedicada ao culto luterano, mas conserva todas as obras artísticas do período católico.

 





Também em Gunzenhausen, na Igreja de Santa Maria e São Cristóvão se conservam as obras de arte do período católico, não obstante se tratar hoje de uma igreja luterana.

A igreja aliás, segundo os guias locais, nunca foi vítima nem do fogo, nem da guerra, nem dos iconoclastas.

Foi consagrada em 1469 e terá sido financiada pelas indulgências, tão denunciadas por Lutero.

No local existiu um forte romano, assinalando o limite Norte do Império, tendo sido destruído no ano de 233 pelos Alamanos.

Na igreja, existe um grande fresco de São Cristóvão datado de 1498 e descoberto em 1954. Tem como característica o facto de a paisagem de fundo ser a da Região, em especial as duas margens.

 



 

Fotografias de 12 e 13 de Agosto 2022

 

José Liberato


Sem comentários:

Enviar um comentário