sábado, 26 de outubro de 2024

São Cristóvão pela Europa (280).

 

 

 

Inicio com este post a digressão pelo Estado de Niederösterreich (Baixa Áustria) que circunda a Área Metropolitana de Viena.

O primeiro distrito por que passei foi o de Wiener Neustadt.

A cidade que dá o nome ao distrito foi a capital imperial de Frederico III (1415-1493).

Já aqui contei a história da imagem desaparecida da Catedral em https://malomil.blogspot.com/2020/12/sao-cristovao-pela-europa-135.html

E não posso deixar de mencionar que aqui viveu a Imperatriz Leonor (1434-1467), mulher do Imperador, filha do Rei D. Duarte de Portugal. Em Wiener Neustadt morreu e foi sepultada. Na Abadia de Neukloster pode-se ver o seu túmulo da autoria de Niclas Van Leyden e ostentando as armas de Portugal.

 


Se o túmulo da Imperatriz Leonor não foi fácil de localizar, só consegui aceder ao do filho, o imperador Maximiliano I, graças à condescendência do oficial de dia da Academia Militar, instalada no que era o Palácio Imperial e a contígua catedral.

Como bónus, consegui ver o local esplendoroso onde a Imperatriz assistia à missa

 



No distrito, estive em três localidades: Bad Schönau, Kirschlag e Bromberg. 

Em Bad Schönau, a igreja fortificada de São Pedro e São Paulo tem um grande fresco exterior representando São Cristóvão do final do Século XIV. A igreja foi atacada pelos turcos em 1683 e pelos húngaros em 1708.

 

 

A Igreja de São João Baptista em Kirchschlag, cujo nome oficial é Kirchschlag in der Buckligen Welt, tem um mural no seu exterior. A igreja foi construída no Século XV em estilo gótico tardio.

A localidade é dominada pelas ruínas do seu castelo do Século XII. Na Strangerstrasse um mosaico na empena de um edifício.

 


  

Finalmente em Bromberg, a Igreja de Santo Lambert construída essencialmente no Século XV, é também uma igreja fortificada que servia também como elemento de defesa.

Tem um mural.

 


 

                                                Fotografias de 2 de Agosto de 2024

                                                                                    José Liberato




Sem comentários:

Enviar um comentário