sábado, 5 de dezembro de 2020

São Cristóvão pela Europa (135).

 


Prosseguindo a busca de São Cristóvãos desaparecidos.

 

Wiener Neustadt é uma cidade situada a 50 quilómetros ao Sul de Viena. Foi a residência do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico III (1415-1493). A Catedral, consagrada à Virgem Maria e São Roberto, foi substancialmente reconstruída pelo Imperador:




Existem documentos muito interessantes que se reportam à aprendizagem das futuras rainhas na corte de Wiener Neustadt, em especial as filhas do Imperador Maximiliano II e de Maria de Áustria: a Arquiduquesas Isabel, nascida em 1554 e que casou com o Rei de França Carlos IX, e Maria, nascida em 1555. Também o Arquiduque Alberto (1559-1621), que veio a ser Vice-Rei de Portugal durante o período filipino, participou nesse programa.

Grande parte do processo de educação decorria na Catedral. Frederico III tinha encomendado para uma das paredes interiores do presbitério um grande fresco representando São Cristóvão, um santo que devia despertar a atenção dos mais novos dado que a sua lenda dizia respeito à salvação de uma criança.

Infelizmente, esse fresco foi sucessivamente deteriorado por diversas peças de mobiliário que foram pregadas nas paredes ao longo dos tempos, tendo os poucos vestígios que restaram sido apagados.

Outro aspecto relevante desse processo de aprendizagem foi a memória de Portugal. Em primeiro lugar, memória da Imperatriz Leonor(1434-1467), mulher de Frederico III, filha do nosso Rei D. Duarte, que viveu e morreu em Wiener Neustadt.

Num inventário de 1616 ainda se referem os paramentos litúrgicos por ela bordados que tinham como motivos São Jorge e São Cristóvão.

Mas persistia também a memória da Imperatriz Isabel, filha de D. Manuel I e mulher do Imperador Carlos V. E da Imperatriz Maria de Áustria, mãe das arquiduquesas em aprendizagem, que se considerava meia portuguesa por ser filha da Imperatriz Isabel.

 

 

Na cidade suíça de Basileia não foi a guerra nem a passagem do tempo. Foi a pressão urbanística que deu cabo de um São Cristóvão...

A pequena igreja de São Cristóvão foi demolida. Tinha sido construída em 1935. Situava-se na Kleinhüningeranlage 27:




 

No seu lugar nasceu um complexo chamado Centro da Igreja São Cristóvão. Nele está inserida uma igreja assinalada por uma cruz na frente do edifício:




 José Liberato




1 comentário: