sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Altamente.

. . .
.
.


Pixa Town


O João Pedro e o Nuno disseram que se os chupasse eu seria o próximo artista a representar Portugal na Bianal de Veneza  




Esta Merda Vai Pá Net!!! Xupa Cabras



 
«Altamente» é, ou foi, ou talvez ainda seja, um projecto artístico desenvolvido por João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira. Pelas efusivas imagens, disponibilizadas  aqui, apercebemo-nos de que o fulcro deste programa criativo se centrou no Convento da Trindade (Lisbon) ou nas suas imediações (also Lisbon). Tratou-se de uma intervenção de street art em que vários dos protagonistas artistas, evidenciando  potencialidades heterogéneas e homogéneas, procuraram desconstruir estereótipos e restrições, designadamente verbais. Recorrendo a uma abordagem técnica de tipo imediatista, próxima de Pollock ou Basquiat, visaram um questionamento aberto, e até impulsivo, do formalismo da arte convencional e de aproximações estéticas mais conservadoras (ex. Aulas de Desenho e Educação Visual do 7º Ano de Escolaridade). Concedendo um lugar hegemónico à irrupção do espontâneo e da iconoclastia no espaço público, os diversos artistas/protagonistas subverteram os cânones tradicionais e rasgaram horizontes a fundo, transgredindo limites e ultrapassando barreiras. Numa leitura mais desprevenida, concluir-se-ia estarmos perante um simples rancho de palhacitos idiotas,  um conjunto de betos urbano-depressivos imbecis com inclinações passionais suicidárias. Uma abordagem mais profunda, porém, surpreende um jogo retórico em que à imagem-palavra surge associada a palavra-imagem, como ocorre com os tópicos linguísticos «Xupa Cabras» ou, mais ainda, «O João Pedro e o Nuno Disseram Que Se Os Chupasse Eu Seria O Próximo Artista a Representar Portugal na Bianal de Veneza». Nesta reconceptualização feérica e festiva do gosto, em que este é deliberadamente espezinhado, há um investimento inequívoco na destruição e na rasura promíscua das fronteiras entre estética, sexualidade e política. O resultado final é plenamente conseguido enquanto ilustração do poder performativo da arte pública impudica.  

 
António Araújo
 
 

37 comentários:

  1. Pelas fotografias publicadas, devia ter substituído "mais desprevenida" por "menos cretina" e ficar-se por:
    "Numa leitura menos cretina, concluir-se-ia estarmos perante um simples rancho de palhacitos idiotas, um conjunto de betos urbano-depressivos imbecis com inclinações passionais suicidárias."

    Afinal, são os próprios "artistas" que o escrevem: "Esta merda vai pá net!!!"

    ResponderEliminar
  2. eheheh, altamente ...LOL. :)
    ou não?

    ResponderEliminar
  3. Uma "ganda" merda, de facto... Desconfio "de que" paga com dinheiros públicos.
    "Tá-se" bem.
    É a merda da esquerda que temos.

    ResponderEliminar
  4. Altamente é pouco. Até na arte, com ou sem aspas, já não sei, 2013 é muitíssimo promissor. Um Feliz Ano Novo, António!

    ResponderEliminar
  5. Como é possível???!!!Quem paga esta nojeira?Artistas?Valha-nos Santa Bárbara!Como é que Portugal chegou a este nível de "rasquice", falta de senso, de educação e de civismo? Não se consegue entender. Infelizmente. Que Portugal vamos deixar aos nossos Filhos e Netos quando publicitam "m....." destas sem qualquer valor??!! Simplesmente aterrador para quem tem um pingo de vergonha.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que, ali entre os gatafunhos, se encontra a Cruella DE Vil. Alguém que socorra todo e qualquer um dálmata presente...

    http://www.youtube.com/watch?v=KcdQk7JBPzQ

    ResponderEliminar
  7. Mas que cabelo é aquele do gajo da sexta foto?!?!?!?!?!

    Ó Pá, dá-me o numero da tua conta para eu te dar uns euritos para ires a um cabeleireiro lololololololol.

    ResponderEliminar
  8. É o Chewbacca versão portuguesa hahahahahahha.

    ResponderEliminar
  9. Não será a grosseria que desqualifica esta "performance", já que ela tem feito parte da arte ao longo dos séculos; Picasso escandalizou ao pintar umas putas disformes em "Les Demoiselles d'Avignon", para não falar das tremendas odaliscas, de Ingres em diante, ou do urinol de Duchamp. Não será também a deliberada vandalização de um espaço público (apesar de parecer que tudo isto foi feito no recato de umas salas debaixo de telha), gesto que desde Keith Haring e do citado Basquiat, já teve consagração artísica de modo ecuménico. Esqueçamos a pose grotesca dos artistas, porque essa é uma característica deles desde os primórdios dos tempos. Punhamos de parte a ideia de que garatujar uns dizeres não é arte, se formos apreciadores dos magnífico Cy Twombly. Convoquemos Pollock e Sam Francis para legitimar o driping e as manchas.
    Nada disto. O que verdadeiremtne horroriza e desqualifica isto é a presença de uma deputada de um partido do bloco central, não como mera patrocionadora, mas como interveniente. O que poderia ser um gesto intrigante e salutarmente discutível, mesmo que fosse pouco apreciável artisticamente, cai por terra quando se acolhe à sombra ou se deixa penetrar (honni soit...) por um conformismo institucional tão diletante. Mas que apocalíticos tão integrados...

    José Navarro de Andrade

    ResponderEliminar
  10. E quem é que limpa aquela merda toda ?

    ResponderEliminar
  11. Anda um pai a criar uma filha para isto...:P

    ResponderEliminar
  12. A encoprese é a incapacidade da criança em controlar a urina e julgo q tb as fezes, não é um disturbio, trata-se de uma fase da evolução. Podem surgir distúrbios qie levam a criança a sujar as paredes e o chão com cocó. Aqui o que é? Dada a idade dos intervenientes talvez seja um happening ou um "objecto ansioso" (designação do crítico de arte Rosenberg para designar a espécie de criação artística que visa deliberadamente manter-nos na incerteza se é ou não uma obra de arte). Falando agora sério: trata-se de um ajuntamento de grandes artistas do movimento "encoprese LX" a deputada num final digno de um happening à yves Klein, despe-s ao som dos " mão morta", ensopa o casaco de peles em água-ras e rebola-se nas paredes para espalhar a tinta. E todos batem palmas.....
    (vão à merda)

    ResponderEliminar
  13. Não vale atacar a esquerda por causa dessa palhaçada. Eu sou de esquerda e não me revejo nesse lixo. Se eu quisesse também ia atacar a direita baseado nas praxes e nas tunas académicas. Está ao mesmo nível. Rascalhada existe na direita e na esquerda. A geração dos javardos. Subversivos??? Palavrões é subversivo? É o que está na moda. Seguidistas e modistas, é o que são! De cervejinha na mão e tudo! Mais modista e convencional não é possível! É tão subversivo como as paredes de uma casa de banho de escola secundária. Deixem-se de "filosofias" e "teorias estéticas" para explicar essa anormalidade!
    Já agora, e a deputada que já tem idade para ter juízo que faz ali?
    E "Xupa-Cabras" dum ponto de vista de esquerda não é um bocado machista e sexista? Tenham juízo!

    ResponderEliminar
  14. Gajos destes, só podem viver de subsídios.
    Daí vermos nas nanifes parasitas como estes pois têm medo que se lhes acabe com o tacho
    Chamar a isto cultura é como chamar virgem a uma puta
    Isto nem chega a ser cultura raska
    é uma vergonha
    Pedro Penedo da Rocha Calhau

    ResponderEliminar
  15. Bem dizia a outra:
    - Os melhores palhaços estão no PS
    Com esta de puta da bem poderemos concluir que as piores meretrizes estão no PS
    Colega de profissão

    ResponderEliminar
  16. Assim se vê a decadência da nossa nação...Quando uns putos atrasados mentais dão largas à sua decadente e promíscua arte no meio do "deputedo" dos corredores alcatifados de São bento...

    ResponderEliminar
  17. Adorei. Adorei. Adorei
    Achei uma caturreira pegada àquela senhora deputada (independente oh la la) do PS com o casaquinho de pele leopardo acrílico, que aposto foi comprado nos chineses, a sorrir para as fotografias mostrando os dentes de cima e debaixo e a todos.
    Proponho uma petição online para arranjar un trocados para que aquele guedelhudo vá a um barbeiro o mais depressa possível.
    Fiquei apaixonada com aqueles gandas malucos de artistas que demonstrando uma presciencia notável não se esqueceram de escrever "que esta merda vai pá net".
    E por falar em merda, quando for preciso limpar esta merda toda deixo aqui o endereço do meu site (www.limpezas_ao_domicilio.blogspot.com). São 7,5 €/hora com produtos de limpeza já incluidos.
    Beijinhoa a tout le monde e toujours ao vosso dispor,

    Carminda de Jesus (mulher a dias, cédula profissional nº 2013)

    ResponderEliminar
  18. P.S. (não tem nada a ver com o partido): esqueci-me de dizer que gostei muito do seu texto. Principalmente daquela parte:

    "jogo retórico em que à imagem-palavra surge associada a palavra-imagem, como ocorre com os tópicos linguísticos «Xupa Cabras» ou, mais ainda, «O João Pedro e o Nuno Disseram Que Se Os Chupasse Eu Seria O Próximo Artista a Representar Portugal na Bianal de Veneza». Nesta reconceptualização feérica e festiva do gosto, em que este é deliberadamente espezinhado, há um investimento inequívoco na destruição e na rasura promíscua das fronteiras entre estética, sexualidade e política. O resultado final é plenamente conseguido enquanto ilustração do poder performativo da arte pública impudica.".

    Não percebi a ponta de um corno, mas adorei, adorei, adorei.
    Um grande bem haja para si e para todos os seus, muita saudinha e assim. E já sabem, quando precisarem duma limpeza têm aqui o meu contacto.
    Desta vossa criada,

    Carminda de Jesus

    ResponderEliminar
  19. Mais uma punheta social paga por todos.

    ResponderEliminar
  20. Vergonhoso. Assim vai este País.

    ResponderEliminar
  21. Estes artistas , num país evoluído tipo Coreia ou Cuba, teriam uma medalha e um prémio do estado, como por exemplo uns trabalhinhos em prol da comunnidade para ver se arendem a fazer algo de útil por si e pelos outros. A democracia não os compreende. É o protótipo da "esquerda" que temos. Antes chamava-se outra coisa.

    ResponderEliminar
  22. Altamente porco e badalhoco. A burguesia decrépita, a chafurdar no que resta de decência, mostra a sua arte. Pobre da sociedade qua atura estes porcalhões disfarçados de "artistas". Primários, o que há d emais reles na sociedade d ehumanos. Ou acordamos a tempo para dar uma barrela e este bando de doentes sociais ou ainda acabamos afogados nesta estrumeira.Venha uma ditadura enquanto é tempo para limpar estes vómitos.

    ResponderEliminar
  23. Não entendo bem o mal que esta malta vos (comentadores) está a fazer. Gastou-se dinheiro público nisto? Onde? Quanto?
    Até ler respostas a estas questões, só tenho um conselho: se não gostam, não vejam nem apareçam lá.

    ResponderEliminar
  24. Estamos num blogue de direita católica. Se nas fotografias não estivesse uma das viúvas do Sócrates, e logo uma das que mais se distinguiu em causas importantes, nem post havia. O que incomoda a caixa de comentários e o autor do texto não são os artistas, mas a boa moral e os bons costumes que Isabel Moreira defende. Já antes se tinha aqui crucificado a São José Almeida e o António Arnault. Mas sobre o BPN, a violência sobre as mulheres, o desemprego, as negociatas das privatizações e dos escritórios de advocacia está tudo caladinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou católico e anticomunista primário (e quem de bom senso não o deveria ser) e não gosto mesmo da esquerda,, mas fiquei a saber por ti que isso implica ser conivente com o bpn, com o dar porrada nas mulheres, com o desemprego, as negociatas etc....já me tinha apercebido pela defesa que fazes dos "teus" e pela forma como concluis, que para ti a gravidade dos actos é relativa em função da cor da bandeira. Pois acho mesmo qie isso é um tique mt esquerdista que justifica idolatrias tontas sobre uma série de bandidos só por partilharem ideologias. Fica sabendo que, ladrão, para pelo menos uma gd parte da direita, não deixa de o ser, lá por partilhar ideologias. Seria bom que pelo menos neste aspecto nos entendessemos...

      Eliminar
  25. É difícil crer, pelo bem construído que está, nos clichés habituais, mas, na verdade, o texto é todo ele irónico.

    ResponderEliminar
  26. E as barbas islâmicas são para quê? Uma manifestação de solidariedade com os homocêntricos do deserto? Palhaços.

    ResponderEliminar
  27. O que incomoda os autores do post e dos comentários são as referências à sexualidade e à Isabel Moreira. Se lá estivessem representadas maminhas e coninhas e se aparecesse o Vasco Graça Moura, ou o Francisco José Viegas a fumar charutos, tudo seria uma obra de arte que nem mereceria menção. Era uma normalidade. Assim, isto é para vocês uma anormalidade. Fico contente por ainda haver gente que vos provoca. Ainda bem que vocês preferem os presépios da Maria Cavaco Silva e as Janelas da Maluda. Estão bem entregues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...desculpa lá mas sofres do mesmo sintoma q o camarada anónimo das 22.35. O anónimo q lhe respondeu explicou mt bem essa paranóia mt comum na familia esquerdista...dassssss

      Eliminar
    2. Maminhas e coninhas??? Presépios da maria cavaco silva?? Vasco graca moura e francisco Jc Viegas a fumar charuto?? Para mim não é arte e para si é? Ou já não é pq mudaram os personagens? ah... Fica contente por haver gente que "vos" provoca.....ah ah ah
      (o que é que se faz em pixatown?)

      Eliminar
  28. DEJAR A ISABEL MOREYRA EN PAZ, COÑO!
    DEJAR A ESTOS GRANDES Y REVOLUCIONÁRIOS VULTOS DEL PANORAMA ARTISTICO PORTUGUES EN PAZ, COÑO!
    Y, LAST BUT NOT LEAST, NO INVOCAR EL SANTO NOMBRE DE CHEWBACA EN PAZ, COÑO!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  29. betinhos !! a quem nunca falta nada :)

    ResponderEliminar