quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Os Ex-Votos de Elvas: vamos salvá-los?

 
 












































 
 

         Vejam-nos, um a um. Cada qual conta uma história, a história de uma pessoa em apuros ou de uma família grata. Quem contou, pintou ou fotografou essas histórias já morreu – restam as histórias, contadas nos ex-votos. Talvez essas histórias também desapareçam, se não as contarmos agora, agora já. São milhares de ex-votos, milhares. O que aqui se mostra é uma ínfima parte das histórias, contadas ingenuamente sob a forma de preces pintadas, que recobrem por inteiro a Igreja do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas. Há alguns livros, muito poucos, sobre este património ímpar: um, antigo, de Eurico Gama, Os Ex-Votos do Senhor Jesus da Piedade de Elvas; outro, mais recente, é um opúsculo de 2009, da autoria de Reis Oliveira, Notícia de alguns ex-votos do Santuário do Senhor Jesus da Piedade de Elvas.   
         Eis uma razão acrescida por nos apiedarmos deles. Os ex-votos do Senhor Jesus da Piedade de Elvas estão em sério risco – risco iminente – de se esfumarem pelo passar do tempo. Alguns benfeitores, sem quaisquer intuitos de lucro ou de fama, querem restaurá-los e mostrá-los com a dignidade que merecem – quem ali está retratado merece-o, como merece o extraordinário valor histórico, religioso, etnográfico, artístico, documental, patrimonial e até literário deste acervo monumental. Em cada história contada num pedaço de madeira ou de pano há sofrimento, aflição e dor; mas também há esperança, sobretudo esperança. E há ainda a História de um país inteiro a passar diante dos nossos olhos extasiados, dos trabalhos no campo às doenças mortais, nos séculos XVIII e XIX, indo até aos soldadinhos que foram para a Grande Guerra ou para a Guerra Colonial. Desastres, infortúnios, graças recebidas, orações aos céus. Um pequeno mundo em riscos de extinção. E nós? Vamos continuar assim, no comodismo das nossas vidas, deixando desaparecer para sempre esta maravilha?  Faça o que quiser, pode apenas mirá-los de soslaio, pois são miraculosos, sedutores de belos. Olhe-os, um a um, alguns entre milhares estão aí em cima, basta vê-los. Não faça nada ou faça alguma coisa, mesmo que simples e pequena: ajude, divulgue, apoie esta campanha para salvar os ex-votos do Senhor Jesus da Piedade de Elvas. Eles merecem, e agradecem. Se não fizer nada, eles desaparecem – para todo o sempre.   
 
António Araújo
 
 
 
 
O que pedimos, em concreto? Nada de dinheiro, pedimos muito pouco, basta um clique: contacte a Câmara Municipal de Elvas e peça esclarecimentos ou apele à conservação dos Ex-Votos do Senhor Jesus da Piedade: geral@cm-elvas.pt
 
 
 
 

20 comentários:

  1. Obrigada pelos seus posts. Dão informação e conhecimento.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula,

    se me permite, eu é que agradeço as suas simpáticas palavras.

    Cordialmente

    António Araújo

    ResponderEliminar
  3. Estimado António Araújo

    O proprietário desse material é a Confraria do Senhor Jesus da Piedade.
    Com a maior consideração
    Nuno Borrego

    ResponderEliminar
  4. Feito. Já mandei o mail. Obrigada pela chamada de atenção.
    Maria Teresa Mónica

    ResponderEliminar
  5. Enviei mail a pedir a apelar à conservação. A Câmara respondeu-me que acompanha a situação com preocupação, mas que nada pode fazer pois a proprietária é a referida Confraria, que não tem qualquer ligação hierárquica com o Município, mas cujos estatutos a relacionam com a Arquidiocese de Évora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A CME respondeu-me nos mesmos termos, com a Confraria em Cc (piedadeconfraria@sapo.pt). Tambem se poderá tentar contactar a arquidiocese...

      Eliminar
    2. Se esta é a reposta da Câmara e se a Confraria é a proprietária e está ligada a Arquidiocese de Évora, não seria então necessário conseguir o seu contato e enviar os e-mails para ela?

      Eliminar
  6. Meu caro António

    Recebi esta resposta da CME

    "A situação que foi colocada tem a ver com o Museu dos Ex-Votos do Senhor Jesus da Piedade, que se encontra localizado no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.



    A Câmara Municipal de Elvas concorda que este assunto é importante, por estar relacionado com a Cultura e a História do nosso concelho e da nossa região.



    Todavia, esclarecemos que a propriedade do Museu e do Santuário referidos é da Confraria do Senhor Jesus da Piedade (piedadeconfraria@sapo.pt), entidade que não tem qualquer ligação hierárquica com este Município, mas cujos estatutos a relacionam com a Arquidiocese de Évora."

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Enviado mail para a Câmara de Elvas e contactada a Arquidiocese de Évora.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado a todos. vamos então falar com a Confraria

    O que interessa é falar do assunto, para que se preservem os ex-votos, pela Câmara, pela Confraria, por ambas, por todos nós.

    Cordialmente

    António Araújo

    ResponderEliminar
  9. Recebi um mail em resposta do mesmo teor.
    Maria Teresa Mónica

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde D. Antonio:

    Me gusta mucho la temática de Ex-Votos. Yo resido en Badajoz y estuve el otro dia en el Santuario Senhor Jesús da Piedade, pero no pude hacer fotos de los ex-votos

    ¿Podria utilizar alguna de las imágenes publicada por vd. para mi blog ?. Por supuesto citaria la fuente

    Gracias

    ResponderEliminar
  11. Prezado Senhor,

    Acabo de escrever à CME o seguinte: Não conhecia essa maravilha que são os Ex-Votos do Senhor Jesus da Piedade. Vou voltar a Elvas para os conhecer, e espero que sobrevivam à voracidade do tempo. Esse o meu voto.

    Atenciosamente

    Pedro de Souza

    ResponderEliminar
  12. Que beleza. Obrigada pela partilha. partilhado tb por mim. juntos somos mais fortes.

    ResponderEliminar
  13. Também recebi da CME a resposta padronizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os ex-votos de Elva é um acervo histórico comovente para toda a humanidade não só Portugal.

      Eliminar