sexta-feira, 1 de outubro de 2021

São Cristóvão pela Europa (160).

 

 

Não é só na Caríntia que existe uma profusão de imagens de São Cristóvão.

Fiz uma pequena incursão na parte Sul da região do Tirol com resultados interessantes.

Na cidade de Lienz um mural num prédio:

 


Em Oberthal um fresco exterior bastante danificado por uma janela na Igreja de Santo Ulrich:

 


E finalmente na Igreja de Santo André em Abfaltersbach, consagrada em 1441, um fresco de finais do Século XV:




 

Fotografias de 12 de Agosto de 2021

 

José Liberato





3 comentários:

  1. Que curioso até em zonas habitacionais existem pinturas alusivas a São Cristóvão, prova a fé que as pessoas têm a este Santo, que desconhecia ser tão grande...
    cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que seja bem fé, no sentido religioso. Já terá sido. Presentemente, é apenas uma figura muito decorativa, é tudo. Já ninguém realmente ora ao santo. O que eu estou a ver nesta sequência interminável é que o santo é muito banal.

      Eliminar
    2. Na realidade nunca ninguém orou ao Santo. Na Idade Média pensava-se que bastava olhar para o Santo e a pessoa não morria nesse dia. Não era preciso rezar. Essa foi uma das razões pela qual a Igreja nunca simpatizou verdadeiramente com este culto.
      Eu não acho banal mas obviamente que cada um tem a sua opinião e que cada opinião é respeitável.
      José Liberato

      Eliminar