quinta-feira, 21 de julho de 2022

Entre Oriente e Ocidente (6).

 


 

Situada no centro da Península Balcânica, a Bósnia-Herzegovina viveu intensamente as vicissitudes da História da Região.

Já me referi à ocupação otomana.

A ocupação pelo Império Austro-húngaro em meados do Século XIX foi também marcante. Em certo momento, houve quem ambicionasse transformar o império da dupla coroa (austríaca e húngara) no Império da tripla coroa (acrescentando a servo-croata que agregaria outras nomeadamente a bósnia). Só havia um problema: a predominância sérvia, pouco apreciada pelos outros.

Neste processo, exerceu um papel importante o húngaro Benjamin Von Kallay (1839-1903). Ministro das Finanças e depois Governador, que pensou modernizar o país através de uma burocracia eficiente. Autor de uma História dos Sérvios, onde defendia o predomínio deste povo, teve de enfrentar a dura realidade étnica da Bósnia, chegando ao ponto de ter de proibir a circulação do seu próprio livro!

E tudo não passou de um sonho de alguns.

Pesadelo foi o que aconteceu em Srebrenica em 1995 perante a passividade das forças internacionais.

Um autêntico genocídio foi praticado pelas forças sérvio-bósnias Mais de 8000 bósnios foram executados sumariamente em poucos dias.

Em Sarajevo, um museu chamado Galerija 11/07/1995 evoca este episódio trágico:

  




Fotografias de 12 de Maio de 2022

 

José Liberato

Sem comentários:

Enviar um comentário