quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Christina's World (1948).

.
.






.

Em 1948, Andrew Wyeth (1917-2009) pintou Christina’s World, que se encontra em exposição no MOMA, em Nova Iorque.
Ainda que o modelo tenha sido a mulher de Wyeth, que serviu de base ao desenho do torso, a rapariga pintada na tela é Christina Olson (1893-1968), uma jovem que sofria de poliomielite, o que lhe paralisava os movimentos das pernas. Wyeth, que tinha uma casa de férias na região, um dia viu a rapariga no campo, o que lhe deu inspiração para pintar um dos quadros mais emblemáticos da arte norte-americana do século XX. A casa pintada na tela, a Olson House, fica localizada em Cushing, no Maine, e é hoje património nacional, tendo sido restaurada para se assemelhar à imagem com que Wyeth a imortalizou.
A partir daí, o quadro foi fonte de muita inspiração e apropriação, um fenómeno típico da cultura de massas americana. Eis alguns exemplos: .

..







7


































































António Araújo

2 comentários:

  1. Não há palavras.
    Cada visita a este um blog é mergulhar num mundo novo.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. engraçado. ontem vim cá, o post estava, percebo agora, parcialmente feito. e deixei link para a que veio a ser a sua última imagem - ellen kooi :) (o comentário não entrou, dizia que a página não existia)

    mais um optimamente documentado post, exaustivo. contudo, permita-me: penso que a autoria das imagens deveria ter sido indicada.

    fica a sugestão.

    ResponderEliminar