segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Álbum Lixo.



























O Diário de Notícias de hoje traz-nos o Álbum Lixo, projecto do colectivo artístico espanhol Left Hand Rotation. As fotografias mais variadas, de todas as décadas e muitos lugares, crê-se que quase todos portugueses. Imagens obtidas na Feira da Ladra e disponibilizadas aqui. Atenção: devolve-se a fotografia a quem provar pertencer-lhe. Não se trata de uma ideia propriamente original, e causa estranheza algum voyeurismo implícito em tudo isto. Pior ainda, haverá talvez uma cruel carga irónica – e até intelectualmente elitista – numa recolecção deste género. A mesma que existe, aliás, na obra de fotógrafos famosos, com Martin Parr à cabeça. Mas, se olhadas com boa intenção e de coração aberta, estas fotografias comovem-nos, muito. Têm um tal poder evocativo que bem mereceram ser resgatadas do lixo. Obrigado a quem as salvou.





6 comentários:

  1. Comoventes e muito sinceramente , elitistas como?Tem o valor dos albuns de fa,ilia em que por vezez ja não lembramos quem é quem nas fotos antigas.São documentos e seguramente não manipulados para alem do permitido.

    ResponderEliminar
  2. Não deixa de ser aterrador pensar que uma imagem nossa pode ser divulgada assim...

    ResponderEliminar
  3. Também me comoveram... Vidas de que se calhar já ninguém se lembra... :(

    ResponderEliminar
  4. Certamente, estão quase todos mortos, dormindo profundamente.

    ResponderEliminar
  5. daria um bom mote para uma histora borgiana imaginar alguem q consegue provar estar numa destas fotografias mas numa cena de futuro (mais velho) tendo no entanto a fotografia sido tirada no passado. ( será q ainda estou sob o efeito da chanfana deglutina na capital universal da dita) j cortes

    ResponderEliminar