sábado, 15 de outubro de 2016

O Empregado Excepcional, de O. S. Marden.

 
 
 
 
 
 
Poucos empregados notam que os patrões reparam muito na maneira como eles trajam. Se esses patrões quisessem usar duma franqueza – um pouco brutal talvez – para com os candidatos que repelem, prestar-lhes-iam um inestimável serviço, porque um rapaz pobre, criado numa pocilga, pode não ter sido nunca ensinado a cuidar da sua pessoa e das suas roupas. O patrão deveria dizer-lhe: «Olhe, meu rapaz, creio que lhe serei útil dizendo-lhe o motivo por que não posso admiti-lo; ajudá-lo-ei assim a procurar outra colocação. Sou muito exigente no que diz respeito à limpeza, ao trajo e aos costumes dos meus empregados. Os nossos clientes não se põem em contacto comigo, mas com o pessoal que me representa junto deles, e esses clientes julgam-me por aqueles que me rodeiam. Os meus triunfos e os meus reveses dependem, pois, em grande parte, da impressão que os meus empregados causarem à clientela; é por isso que os passo em revista com frequência e não lhes tolero nenhum desalinho, nenhuma falta de limpeza. Se percorrer o nosso estabelecimento, verá que nenhum deles traz as unhas sujas nem os sapatos cheios de poeira; não será capaz de lhe encontrar uma nódoa de gordura nos fatos, nem um colarinho menos limpo. A todos os meus empregados recomendo o maior cuidado com os dentes e a nenhum permito que sirva um cliente, se tiver os dentes cariados ou um hálito desagradável.» 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário