quinta-feira, 25 de junho de 2020

Máscaras de vários feitios. Modelos certificados.






Modelo de baile. Adequado, na altura, à #situação de então e, agora, à #atual situação (já que se deixou de dizer “pandemia”).

A #situação de então é a história de Romeu e Julieta, mais exatamente no início, no baile dos Capuletos, onde Romeu entra de máscara, em penetra: adolescente vivaço, a desafiar o perigo na sua vontade quase afrontosa de viver, mas não tão tolo a ponto de provocar de cara exposta rivais figadais em casa própria. É lá que avista Julieta – e é o coup de foudre.

“Máscaras”, a suite desta cena no Romeu e Julieta de S. Prokofiev, é isso tudo em música, concentrado em menos de dois minutos: ouvido com o volume razoavelmente alto, como num baile, é impossível ficar quieto, resistir à pulsação daquele balanço, àquele apelo vital à dança. Mas sente-se lá atrás, ao mesmo tempo, a pitada de ameaça, a eventual catástrofe. Como quando o tempo calha uma delícia cálida, mas o fundo do ar está fresco -- para roubar à queima-roupa e ao pé da letra o melhor que a língua francesa inventou: a expressão le fond de l’air est frais.

Na #atual situação, vamos nas primeiras etapas de um desconfinamento faseado. Prokofiev queria à viva força um “happy ending” para o seu Romeu e Julieta, e insistiu na ideia até ao limite. Argumentava ele que os vivos podem dançar. Os mortos, inertes, deitados por terra, não.

Máscaras – Suite No. 1 - Op.64a:5 do ballet Romeu e Julieta, pela Royal Concertgebouw Orchestra dirigida por Myung Whun Chung.




Manuela Ivone Cunha
















1 comentário:

  1. Bom dia:- Sem dúvida uma música que faz saltar o pezinho e obriga a movimentar o corpo. Gostei desta "máscara". Elogiável o seu bom gosto musical.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar