quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Eduardo Lourenço e Vergílio Ferreira.

 


 

Foi durante o Congresso, realizado em 1996 na Universidade de Coimbra, para comemorar o quarto centenário da primeira edição da poesia lírica de Camões. Estávamos a entrar para a sessão de abertura, realizada no anfiteatro da Faculdade de Letras, quando uma estação de rádio portuguesa noticiou que Eduardo Lourenço tinha sido galardoado com o Prémio Camões desse ano. Como Eduardo Lourenço se encontrava no átrio do anfiteatro, dirigi-me logo a ele e dei-lhe os meus mais sinceros parabéns pelo Prémio tão merecido. Eduardo Lourenço agradeceu os parabéns e segredou-me ao ouvido:

– Ó Cirurgião, aqui só para nós, que ninguém nos ouça: se o Vergílio Ferreira estivesse vivo, mandava-me imediatamente um telegrama, seguido depois de uma nota na sua letra muito miudinha, e dizia-me assim:

- Eduardo, parabéns pelas coroas. E tinha toda a razão – continuou o autor de O Labirinto da Saudade. Não imagina o jeito que estas coroas me fazem! Como deverá saber, há uma grande crise de desemprego na França, e eu tenho o filho desempregado há muito tempo.

Foi assim, com esta reacção tão humana, a traduzir uma simplicidade extraordinária, que um dos maiores pensadores portugueses vivos e mestre exímio de ensaístas, críticos literários, filósofos e prosadores reagiu à notícia sobre a sua entronização no templo da fama, ao lado dos expoentes máximos oficiais do mundo das letras em língua portuguesa, o qual, dentro de momentos, iria fascinar e deleitar a selecta assistência com uma brilhante lição sobre Camões, príncipe dos poetas portugueses. 

                       

 

 António Cirurgião



2 comentários:

  1. ...é com gosto que aqui vejo o grande intelectual que foi Eduardo Lourenço ser lembrado na sua faceta de humano e bem humorado...

    ResponderEliminar
  2. LOTTO, lottery,jackpot.
    Hello all my viewers, I am very happy for sharing this great testimonies,The best thing that has ever happened in my life is how I win the lottery euro million mega jackpot. I am a Woman who believe that one day I will win the lottery. finally my dreams came through when I email believelovespelltemple@gmail.com and tell him I need the lottery numbers. I have spend so much money on ticket just to make sure I win. But I never know that winning was so easy until the day I meant the spell caster online which so many people has talked about that he is very great in casting lottery spell, . so I decide to give it a try.I contacted this great Dr Believe and he did a spell and he gave me the winning lottery numbers. But believe me when the draws were out I was among winners. I win 30,000 million Dollar. Dr Believe truly you are the best, all thanks to you forever


    ResponderEliminar