terça-feira, 22 de novembro de 2022

Entre Oriente e Ocidente (24).

 



 

A presença muçulmana na Albânia é muito grande.

Existe uma influente comunidade chamada Bektashi, ordem religiosa esotérica derivada do sufismo. Crêem em Alá como um só Deus, veneram o Profeta Maomé, mas também seguem o íman Ali, genro e primo do profeta. Têm os seus santos como no Cristianismo.

A Comunidade teve origem na Turquia, abrange 20% da população muçulmana e tem sede em Tirana. Sofreu grandes perseguições do regime comunista.

O nome da Comunidade Bektashi tem origem no místico muçulmano e Santo Haji Bektash Wali que viveu e ensinou na Anatólia do Século XIII.

A sua mesquita e sede constituem um ponto marcante da cidade.







 

Também em Tirana, o Museu das Folhas é dedicado aos meios utlizados pela Sigurimi, a polícia política albanesa do tempo do regime comunista, e está instalado no seu antigo quartel-general, antes uma maternidade.

Abre com uma fotografia tirada em 9 de Março de 1953 de uma cerimónia em Tirana por ocasião do funeral de Estaline onde se encontra, ajoelhada, toda a elite do regime. Mostram-se também a lista dos albaneses executados por razões políticas, os locais de interrogatório, os gadgets utilizados para controlar a população e o esquema de controlo da capital.









Fotografias de 21 de Maio de 2022

 

José Liberato


Sem comentários:

Enviar um comentário