segunda-feira, 14 de novembro de 2022

São Cristóvão pela Europa (202).

 


 

A Baviera não foi o único Estado alemão que visitei este Verão.

Fiz também uma incursão no Estado de Baden- Württemberg.

A Catedral de Ulm tem a torre de igreja mais alta do Mundo. Ultrapassa os 160 metros.




O interior é riquíssimo.

A exemplo de muitas catedrais da Alemanha e dos Países Baixos, a Catedral possui um enorme sacrário a que chamam Sakramentshaus. Nestas altas estruturas de pedra, guarda-se a Eucaristia. A esta construção também se chama por vezes tabernáculo.

Na base da Sakramentshaus de Ulm (gravura antiga), uma estátua de São Cristóvão:

 



Curiosamente a imagem do Santo não aparece na gravura antiga.

Ainda na Catedral, uma grande estátua de bronze está envolvida em polémica muito interessante.

Tem 6 metros de altura e representa o Arcanjo São Miguel.

A instalação da estátua foi promovida pela guarnição de Ulm a seguir à I Guerra Mundial como um memorial dos soldados caídos durante a guerra. Num concurso lançado em 1922, o projecto vencedor foi o do Prof. Heinz Wetzel (1882-1945), tendo o escultor Ulfert Janssen (1878-1956) sido encarregado de o executar.

Até 1934, o Conselho da Igreja Evangélica opôs-se ao projecto por o considerar demasiado agressivo.

Mas em 5 de Agosto de 1934, no dia da guarnição, 30000 antigos soldados vindos de toda a Alemanha assistiram à inauguração da estátua, imposta pelas autoridades nazis. Até hoje.



Na praça Weinhof, situa-se uma belíssima fonte encimada pela figura colorida de São Cristóvão. O original da imagem está no Museu. Data de 1480 e é da autoria do escultor Jörg Syrlin o Velho (1425-1491). Ao fundo, a Schwörhaus, a casa dos juramentos.

 



Em Bopfingen, a Igreja Matriz é românica e dedicada a São Blásio.




Possui um fresco de São Cristóvão de grandes dimensões. De notar o pormenor dos peixes e dos patos nas águas do rio que o Santo atravessa:

 



 

O chamado altar de Herlin, que tem o nome do seu autor, o pintor Friederich Herlin (1430-1500), foi completado em 1472 e é uma das preciosidades da igreja.

A parte central do painel é composta pela figura de Maria com o Menino Jesus ao colo, oferecendo-lhe uvas. Ao Seu lado direito São Blásio, retirando uma espinha da garganta de uma criança. Ao Seu lado esquerdo o nosso Santo:

 




 

 

Fotografias de 13 e 14 de Agosto de 2022

 

José Liberato


Sem comentários:

Enviar um comentário