sábado, 25 de fevereiro de 2023

São Cristóvão pela Europa (208).

 

 

Madrid, como muitas outras cidades europeias, contribui largamente para a iconografia do nosso Santo. Mas há sempre a possibilidade de encontrar mais imagens.

O museu Lázaro Galdiano é pouco conhecido. Situado na Calle Serrano foi instituído por José Lázaro Galdiano (1862-1947), editor literário e homem de finanças, casado com rica herdeira argentina. Coleccionador compulsivo, reuniu um acervo de enorme qualidade no domínio da pintura e das artes decorativas em geral.

 


 

O Museu possui um óleo muito interessante do primeiro quartel do Século XVI de autor anónimo, representando Cristóvão Colombo vestido com o hábito de Almirante sobre a armadura, o nosso Santo e a Virgem Maria. Ao fundo, a Catedral de Santo Domingo, a primeira cidade cristã da América. É Intitulado A Virgem de Cristóvão Colombo

 


Perto de Barajas, que dá nome ao Aeroporto Internacional de Madrid, ergue-se a cidade de Pegaso, construída para alojar os trabalhadores da fábrica espanhola de automóveis, camiões e autocarros que existiu entre 1946 e 1990 data em que foi adquirida pela italiana IVECO. A Igreja paroquial é dedicada a São Cristóvão.

No seu interior uma estátua de madeira de grandes dimensões:




 

No exterior, um cruzeiro datado de 2010, contendo a imagem de São Cristóvão:

 







                                                            Fotografias de 19 de Fevereiro de 2023

 

                                                                                                José Liberato

1 comentário:

  1. Novo ano, novas viagens (que inveja), mas como sempre lindo e interessante, começámos bem com belas imagens e histórias do nosso Santo.
    Obrigado pela partilha, bem haja...

    ResponderEliminar