segunda-feira, 18 de novembro de 2024

São Cristóvão pela Europa (285).

 

 

 

O post de hoje refere-se aos distritos de Holabrunn e Horn no Estado da Baixa Áustria.

Em Ravelsbach, uma estátua de pedra representa São Cristóvão. É da autoria do escultor Werner Marinko (1887-1965), nascido na Croácia, activo na II Guerra Mundial numa aldeia próxima e do lado errado. Os derrubadores de estátuas não estão activos nestas paragens…

 


Schöngraben, a 20 quilómetros da fronteira com a Chéquia, é célebre por ter sido o cenário de um combate das guerras napoleónicas ocorrido entre as batalhas de Ulm e Austerlitz. Teve lugar em 16 de Novembro de 1805 e é tratado por Tolstoi na Guerra e Paz. É o episódio do baptismo de fogo do Príncipe André.

A igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora da Natividade tem duas metades completamente diferentes: a românica e a barroca.

A românica é notável e de uma beleza extraordinária. No exterior, vários baixos relevos de grande qualidade, nomeadamente o que representa do lado esquerdo uma caça ao javali e do lado direito a roda do tempo.

No interior, um fresco de cerca de 1350 onde se apresenta o nosso Santo numa atitude de poder com manto de arminho e coroa ducal.

 

 


 No distrito de Horn, Gars am Kamp chegou a ser capital da Áustria no Século XI no tempo da família Babenberg. Numa ponte à entrada da localidade existe uma estátua de São Cristóvão inaugurada em 1974. Ao fundo o castelo dos Babenberg.

 

 

Finalmente, a igreja paroquial de Sigmundsherberg é dedicada a São Cristóvão e foi consagrada em 1937. Possui um fresco no coro da autoria de Franz Pitza e uma estátua de madeira.

 



                                            

                                                Fotografias de 4 de Agosto de 2024 

                                                                    José Liberato


Sem comentários:

Enviar um comentário