sábado, 31 de outubro de 2020

As Fúrias.

 


Bruxas no Halloween, seja. Então das mais velhinhas – umas antiguidades, pode ser? Estas são três: Megera, Alecto, Tisífone. Más como as cobras da cabeça de Alecto, cómicas no riso diabólico, sempre a tramá-las nas profundezas por desfastio, a maquinar castigos por dá cá aquela palha – cá e lá, entre a terra e o inferno, a vida e a morte.

Riso de Fúrias que fazem rir a cantar, malévolas, a pura essência de “a destruição é o nosso deleite”, enquanto congeminam afundar o barco de Eneias e arruinar a pobre Dido de desgosto (na ópera Dido e Eneias, de H. Purcell), só o ouvi mesmo com deleite a umas miúdas de Braga. Esse não tenho para mostrar, mas este serve.

Também nos podemos rir com as desmioladas Fúrias que fizeram uma espera a Orfeu nos infernos onde buscava a sua Eurídice (na ópera Orfeu e Eurídice, de C. Gluck), e não se lembraram de já ter torturado e arrastado Don Juan para os abismos ao som da mesmíssima música, sem tirar nem pôr (na ópera Don Juan ou o Festim de Pedra, também de Gluck).

Vale-nos Music for a While, a ária de H. Purcell para a peça Édipo, reescrita por John Dryden. Música por um tempo acalmará a dor; o seu poder fará cair as serpentes da cabeça de Alecto, o chicote das suas mãos, e fala-á libertar os mortos das suas grilhetas.

Music for a while
Shall all your cares beguile:
Wond’ring how your pains were eas’d
And disdaining to be pleas’d
Till Alecto free the dead
From their eternal bands,
Till the snakes drop from her head,
And the whip from out her hands.


Manuela Ivone Cunha

 







 

2 comentários:

  1. Achei demasiado frescas e por isso incôngruas as vozes desta "Destruction's our delight"; mais parecem colegas de escola do Harry Potter, e não bruxas veneráveis. Prefiro a versão do inevitável J.E. Gardiner.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem visto, sim. E o seu comentário, que agradeço, já me fez hoje rir a mim. O feitio das bruxas de Dido e Eneias é do mais volúvel e variado que há -- e o mais difícil de acertar com o gosto de cada um.

    ResponderEliminar