sexta-feira, 2 de outubro de 2020

São Cristóvão pela Europa (132),

 


O Convento de Cristo em Tomar é um dos mais extraordinários conjuntos monumentais do País. Pela sua dimensão, por ser o resultado de inúmeras eras artísticas, pela sua beleza arquitectónica. Também pelo seu papel na História de Portugal, que aí viveu muitos dos seus grandes momentos, desde a fundação pelos Templários à hábil reconversão da Ordem em Ordem de Cristo, desde a presença do Infante D. Henrique à realização das Cortes de Tomar que reconheceram Filipe II de Espanha como Rei de Portugal.

Dentro do Convento, a célebre charola avulta como um dos seus pontos superlativos. De forma cilíndrica no exterior, assume no interior a forma octogonal própria das construções templárias

Inspirada no que teria sido o Templo de Salomão em Jerusalém, a charola tem um tambor central ao redor do qual existe um deambulatório onde os cavaleiros faziam as suas preces.

Numa das paredes, um magnífico fresco representando São Cristóvão. Há quem queira ver nele uma imagem cinocéfala, ou seja, com cabeça de cão, como se vê no Oriente e em especial no Egipto. Mas eu não vejo tal coisa. Parece-me ser especulação.

Mas há elementos pouco habituais que parecem ter características herméticas como seja o caso dos pés tortos do Menino Jesus, a proliferação de flores, o facto da árvore empunhada por São Cristóvão parecer ser uma laranjeira, a presença de uma ave na dita árvore, o facto de a candeia segurada pelo monge estar deliberadamente apagada com o seu interior pintado de negro:



 

Fotografia de 16 de Abril de 2014.

José Liberato





1 comentário:

  1. Já estive no Convento de Cristo em Tomar. Gosto muito da cidade. Merece ser visitada, tal como o Convento.
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar