domingo, 11 de setembro de 2022

São Cristóvão pela Europa (191)



Prosseguindo na Alta Baviera, a localidade de Palling tem na Igreja paroquial do Nascimento de Maria uma imagem do nosso Santo colocada mesmo por cima do púlpito, o que é invulgar:


 





Na aldeia de Abtsdorf fui encontrar na Igreja de São Tiago e São Filipe, mencionada pela primeira vez em 1463, um magnífico fresco descoberto em 1955:


 


O sacristão, Fritz Auer de seu nome, mostrou-me diversos documentos que estavam na sacristia. Entre eles uma belíssima gravura representando os 14 Santos Auxiliares. Em cima à direita São Cristóvão.




 

Em sua casa, Fritz revelou-me ser amigo do Papa Bento XVI e do seu secretário, agora Arcebispo Gänswein, e mostrou-me um autêntico museu de memorabilia do Papa Emérito. De realçar que Bento XVI nasceu a cerca de 50 km daqui. A sua biblioteca tem também muitos livros sobre a diocese de Salzburgo à qual pertence a paróquia, mesmo estando em território alemão.





 


 

Finalmente em Ranoldsberg, na Igreja da Ascensão de Maria, mais um fresco representando o nosso Santo, muito mutilado pela construção de uma janela.

Como noutros casos, é possível que, quando a janela foi construída, se não soubesse que o fresco existia:




Fotografias de 8 e 11 de Agosto de 2022,

 

José Liberato

 


1 comentário:

  1. Já havia por aqui saudades do nosso Santo, obrigado mais uma vez por as imagens e as histórias sempre interessantes (quando não se consegue ir ao Papa, também serve o sacristão).
    Cumprimentos...

    ResponderEliminar