domingo, 2 de dezembro de 2012

Testamento de Belchior José Garcez.

.~ . .
-
-
.
.




«1874 – Traslado do testamento de Belchior José Garcez. – Em nome de Deos: eu Belchior José Garcez, general de brigada reformado, declaro: Primeiro que sou natural de Lisboa, filho de paes honrados, por quem fui esmeradamente educado; que sou catholico, apostólico Romano, e como tal quero morrer.

         (…)

         E não sabendo o dia em que Deos porá termo à minha existência, disponho desde já o que se deverá fazer por minha morte. Desejo que em seguida a ella meus filhos repartam amigavel e irmãmente entre si o que se encontrar a mim pertencente, depois de satisfeitos os seguintes encargos:

(…)

Quero que o meu enterro se faça sem formalidades militares, nem pompas de qualquer especie; para esse fim não se farão convites nem annuncio (…) e só peço que seja bom o jantar que se dê em Souto Maior aos padres que concorrerem aos officios do costume.»

         «Peço aos meus filhos que como testemunho de gratidão ao muito que me devem, e a sua virtuosissima mãe, resem todos os anos um P. N. por nossas almas; cumpram em Souto-Maior o legado da missa mensal que deixou sua tia D. Maria Benedicta, e se conservem fieis à Santa Religião Catholica em que foram educados. Lembro-lhes n’este momento solemne que Deos é uma grande verdade, e o seu culto uma necessidade indeclinavel do genero humano, a Religião Catholica Apostolica Romana superior a todas as outras, pela sanctidade e elevação dos seus princípios, pela majestade do seu culto, etc.»

         (…)

         Do mesmo modo peço aos meus filhos que se comportem como homens de bem, tão zelosos e honrados no serviço publico como nos seus negócios particulares; única maneira de ser respeitado de todos, e de gosar a paz de consciencia, que é a suprema felicidade n’este mundo.

         (…)

         E por esta forma dou por ultimado o meu testamento, pedindo a Deos misericordia; e aos homens que me deixem dormir o somno eterno da morte n’um canto do cemitério do adro da igreja de Souto-Maior, perdoando-me, se contra vontade, do que não me lembro, alguma vez na vida os offendi ou prejudiquei, quer como particular, quer como funccionario publico, nas muitas e aturadas posições que ocupei durante meio seculo de serviço: serviço que talvez foi algumas vezes util ao paiz, e com certeza foi sempre feito com honra e dedicação – Souto-Maior, 15 de janeiro de 1872. = Assignado – Belchior José Garcez.»



2 comentários:

  1. Bom dia. Estou a fazer a biografia do general Garcez. Qual a fonte desta transcrição?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Estou a fazer a biografia do general Garcez. Qual a fonte desta transcrição?

    ResponderEliminar