sábado, 4 de maio de 2013

Eu financiei Lenin (2): o caso do agente Baier.






 
Aleksandr Lvovich Parvus




O marxista russo Aleksandr Lvovich Parvus é conhecido pelo papel que terá tido junto do movimento revolucionário na Rússia do início do século XX, quer como teórico, que ombreava com Trotsky, sendo os seus contributos respeitados pelo próprio Lenin, quer como possível financiador do partido bolchevique. Depois da revolução de 1905 foi viver durante alguns anos para a Turquia onde se tornou negociante de armas, o que, durante as guerras balcânicas, lhe proporcionou um considerável pé-de-meia. Vendia metralhadoras Vickers, era comparsa do famoso Basil Zaharov e assim se transformou num milionário marxista, uma pretensa contradição nos termos. Não espanta que Lenin desconfiasse dele e nunca o tenha deixado envolver-se demais no financiamento do partido. Rejeitou, por exemplo, que Parvus se imiscuísse na preparação da viagem de regresso à Rússia em 1917, muito embora Parvus tivesse construído no seu período turco preciosas ligações com dignitários alemães que estavam ansiosos por ver Lenin em Petrogrado. Parvus estava de facto, desde 1915, a conspirar com os alemães para fomentar a revolução na Rússia – ver a documentação diplomática alemã em http://archive.org/details/Germany-and-Revolution-in-Russia-1915-1918 – mas, tanto quanto parece, estava de boa-fé: entendia que só uma guerra e a derrota nela da Rússia permitiriam a revolução, pelo que não abandonara os seus princípios revolucionários nem se encontrava ao serviço da Alemanha.



 

Tamanha desconfiança de Lenin em relação a Parvus redundou no reforço da sua ligação a outro marxista com boas relações com a alta finança, o suíço Karl Moor. Veterano do movimento socialista helvético, que tanto destaque obteve nesse período por poder acolher livremente os revolucionários de todo o mundo, Moor começou em 1876 a sua actividade como jovem activista e depois como jornalista. Na época era considerado o primeiro marxista puro do movimento operário da Suíça alemã.







Filho de um aristocrata do exército austríaco e de uma filha de boas famílias suíça, cortou cedo com a família, levando uma vida errante e, em muitos aspectos, obscura. Ainda hoje é referenciado na Wikipédia como um banqueiro suíço que financiou a revolução – http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Moor_(Swiss_banker) – quando, na verdade, apesar da fama que alimentou de ter contactos ao mais alto nível, nunca foi nada de parecido. Muito pelo contrário, dotado de gostos caros, a sua vida foi pontuada por constantes problemas de falta de financiamento. O que terá sido agravado pela sua fama de Casanova (diz-se que aos 75 anos ainda conseguiu convencer a sua jovem enfermeira a casar). Em suma, mais um socialista possuído por altos princípios, mas querendo viver à grande com o dinheiro dos outros.

Antes de 1914, conheceu Lenin, Radek e muitos outros revolucionários. Em 1913, tomou posição pelos bolcheviques, o que lhe valeu o reconhecimento de Lenin. Em 1917, quando a Parvus se fechava a porta, foi fundamental na criação de condições para o regresso de Lenin pelo território alemão.  Parece que foi Moor que serviu de intermediário entre os bolcheviques residentes na Suíça e o governo imperial para resolver a questão prática do financiamento da viagem.

Com a vitória da revolução, fixou-se na URSS. Em 1923 foi visto a viver no Hotel Savoy de Moscovo, queixando-se da parca pensão que o governo lhe pagava, indigna de um amigo de Lenin que tanto fizera pela revolução. Dava mesmo a entender a quem o queria ouvir que teria sido com o seu dinheiro que Lenin sobrevivera no exílio suíço e que, desse modo, desbaratara toda a sua fortuna. Um colega refugiado no país dos sovietes, com uma visão saudavelmente cínica, disse então que Moor só permanecia na Rússia para que lhe devolvessem o seu dinheiro e também devido ao seu gosto por jovens bonitinhas.

Em Dezembro de 1926, o comité executivo da Internacional Comunista enviou-lhe a seguinte missiva: “Muitos parabéns pelo seu 74º aniversário, camarada Karl Moor, pioneiro do proletariado suíço e internacional, fiel e dedicado amigo da Revolução Soviética. Ass.: Stalin e Bukharin.”

Em 1927 deixou a União Soviética. O seu faro político fê-lo perceber que a ascensão de Stalin, que teve como um dos efeitos imediatos a queda do seu amigo Radek, não augurava nada de bom para si.

Veio a morrer, aos 80 anos, num sanatório de Berlim, tendo sido descrito na imprensa comunista como o último dos velhos pioneiros do movimento, pois ainda vinha do tempo da Primeira Internacional. Sentia-se que falecera alguém envolto num odor de santidade revolucionária. Mas não se seguiu a canonização. Depois de 1945, abertos os arquivos alemães e austríacos, descobriu-se, para espanto geral, que Karl Moor estivera longo tempo ao serviço da Alemanha. O seu nome de código era Agente Baier. Não satisfeito, também se pusera à disposição dos serviços secretos austríacos e suíços. Por seu intermédio, o movimento socialista revolucionário não tivera segredos para esses governos.


 

Desconhece-se quando começou a sua carreira de agente secreto, mas é certo que o era em Março de 1917 quando, depois da revolução russa democrática, os novos governantes reafirmaram o compromisso com o esforço bélico. Fazer com que os revolucionários antiguerra tomassem o poder era imperativo e Moor podia dar uma enorme ajuda, entendiam os seus superiores alemães.

Karl Moor, pelo seu lado, tudo fazia para dar a ideia de que podia mais do que ecfetivamente podia. Inventava relatórios, criava factos, exagerava a sua influência. Garantia aos seus pagadores que os bolcheviques “querem a paz à tout prix”, o que, vindo-se a confirmar em Brest-Litovsk, na altura era tudo menos certo. Enfim, fazia aquilo que os agentes secretos desde sempre têm a tentação de fazer (quem não se lembra das armas de destruição maciça de Saddam?). Nuns casos por razões ideológicas. No caso de Moor tratava-se, pura e simplesmente, de extorquir dinheiro para pagar as contas. Nunca se confie num agente secreto dominado pelas suas pulsões.

Karl Moor era muito esperto: funcionando como elo de ligação entre duas partes que não podiam conversar directamente, cada lado só sabia aquilo que ele lhe transmitia. Por outras palavras, pedia dinheiro a uns para dar aos outros, mas os alemães só sabiam o que davam e não o que era dado a Moor e os russos só sabiam o que recebiam e não o que era recebido por Moor. Pelo meio terá sido filtrada uma grossa maquia.

Uma situação destas é insustentável, a não ser que não haja alternativa. E Moor esforçava-se por ser insubstituível: “Vindas de mim – explicava ele aos alemães – as ofertas silenciariam todas as dúvidas e objecções.” Por outras palavras, ele era o único em que ambas as partes confiavam, não só por, para uns, ser um genuíno revolucionário e, para outros, um agente fiel, mas pelo facto de, sendo conhecido – falsamente –, por ser muito rico, não teria tentações de desviar os fluxos financeiros.

Permitia-se acrescentar que as ofertas “tinham de ser entregues em notas e, preferencialmente, em francos suíços. E, naturalmente, sem ser passado recibo.” Naturalmente! Ficamos assim a saber que, em estado de necessidade, também a Alemanha não se preocupa com dinheiros que passam por debaixo da mesa…



 
 
 
O momento mais absurdo aconteceu quando outro socialista suíço, Robert Grimm, um genuíno pacifista cuja ajuda Lenin também rejeitou, foi a Petrogrado em 1917 com o intuito de promover negociações de paz com a Alemanha. Quando se descobriu o motivo da deslocação, os aliados reagiram com ultraje e o governo de Kerensky deportou-o, acusando-o de ser um espião germânico. No regresso à Suíça, passou pela Suécia, onde o esperava um tribunal revolucionário. Entre os juízes, além de Radek (que, por ser austríaco, não pudera entrar na Rússia com Lenin), estava um espião alemão cujo objectivo era promover a paz entre os Impérios Centrais e o Império Russo. Isso mesmo, um dos juízes era Karl Moor: um espião alemão a julgar alguém acusado de ser espião alemão por pretender fazer, às claras, aquilo que o juiz espião queria fazer às escondidas! Nada mau para enredo de John Le Carré.

Longe de se sentir comprometido por estar a julgar um idealista, Moor estava furioso com Grimm: por um lado, a iniciativa deste, uma vez descoberta, forçou o governo russo a tomar uma posição mais radical, tornando mais difícil, para já, que Moor tivesse êxito; por outro lado, se Grimm lograsse ter sucesso, Moor não receberia o seu quinhão. Em qualquer caso, Moor ficaria a perder. Mas rapidamente serenou. Logo em Agosto escreveu para Berlim: “O tempo dos bolcheviques vai chegar mais depressa do que parece no momento. O que este partido energético mais precisa é dinheiro, muito dinheiro.”


 
 

Depois da revolução de Outubro, os alemães reconheceram o seu contributo e quiseram-no de imediato na Rússia: “Tendo em conta os acontecimentos na Rússia, a viagem de Baier para o norte é desejável”, escrevia então um alto responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão. Pretendia-se que Moor, com a sua influência, poderia convencer Lenin e Trotsky de que, ao contrário do que previram, não havia revolução operária no horizonte da Alemanha. Ora, os bolcheviques sabiam que, sem revolução alemã, teriam de aceitar uma paz imposta. De dentro da Alemanha chegavam notícias dos spartaquistas: a revolução segue dentro de momentos, fazer a paz apenas reforçaria o governo imperial e adiaria a revolução. Mas Moor, visto como especialista no movimento operário alemão, deitava água na fervura: nada faz crer que haja uma revolução alemã, os alemães são demasiado disciplinados, aceitam a palavra do seus governantes e do Kaiser, suportarão o esforço de guerra enquanto tal lhes for exigido, portanto, o melhor é fazer a paz já. Lenin acreditou no seu amigo Moor e obrigou Trotsky a aceitar termos humilhantes. Karl Popper contou nas suas memórias que, quando jovem, o tratado de Brest-Litovsk o tornou comunista por uns dias devido ao pretenso pacifismo bolchevique, em contraste com o impulso de morte das potências capitalistas. Na verdade, é provável que Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht tivessem razão: a paz de 1918 apenas a leste tornou até possível a vitória alemã e, seguramente, adiou a revolução que os marinheiros de Kiel só iniciariam no final de Outubro. O mundo seria diferente se Lenin não tivesse dado ouvidos a um espião alemão.

É curioso notar que Karl Radek, um dos que esperava ansiosamente por notícias da revolução – relembremos que, ainda em 1918, quando a vitória da revolução alemã era tudo menos certa, entrou de imediato na Alemanha, onde foi logo de seguida preso –, também acreditou em Karl Moor. Em 1926, pouco antes de cair em desgraça, ainda exaltava o seu amigo espião: “Imediatamente após a vitória da revolução, Moor apressou-se a ir para a Rússia.”

Moor chegou a ser consultor da delegação russa que negociou o tratado de Brest-Litovsk, em Agosto de 1918. No dia 1 desse mesmo mês enviou um memorando secreto ao Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, aconselhando que se aproveitasse as conversações para estabelecer as bases de um futuro entendimento especial entre os dois países. No início de 1919, Moor continuou nessa senda. Dirigiu-se a Berlim para libertar Radek. Não o conseguiu, mas foi ele que em Agosto de 1919 convenceu as autoridades alemãs a transferir Radek para uma cela especial, onde poderia receber visitantes. Essa cela ficou conhecia como o “salão político de Radek” em Berlim, tal era o rodopio de visitantes importantes. Mas é bom notar que, embora estivéssemos na capital da República de Weimar, dominada pelo SPD, não se tratava de uma conspiração extremista (afinal, esse mesmo SPD tinha permitido e até promovido a eliminação dos líderes spartaquistas, cujo partido era o embrião do KPD, o partido comunista alemão). Pelo contrário: Karl Moor controlava o acesso à cela de Radek. Foi o primeiro a visitá-lo, levando um militar que era o colega de Ludendorf. Depois levou o braço direito do novo líder do exército alemão, o general Von Seeckt, que procurava bases militares na estepe russa que permitissem a sobrevivência das forças armadas alemãs longe do diktat de Versalhes.


 
 

Moor não conduziu à cela de Radek nem um spartaquista. Note-se que, depois da queda de Rosa Luxemburg, crítica de Lenin e da revolução bolchevique, os futuros comunistas alemães já tinham um milhão de militantes e afirmavam-se pró-soviéticos. Mas Moor tinha outros interesses e, pelos vistos, Radek também. Moor trouxe-lhe académicos conservadores e militares reaccionários. E muitos políticos descontentes com Versalhes e desejosos de uma aproximação, fundada nos interesses e não na ideologia, com a Rússia dos sovietes.

Karl Moor bem sabia por que razão, em 1927, deixou a sua residência na Casa dos Veteranos da Revolução, que entretanto se sucedera ao Hotel Savoy. Talvez Stalin não descobrisse provas de que Moor fora um espião. Mas Stalin não se preocuparia com provas e, para ele, todos os que tinham tido ligações perigosas eram, por definição, espiões. A cautela céptica de Moor permitiu-lhe morrer em paz na Alemanha. E assim se assistiu a uma última ironia na vida turbulenta mas, afinal, aventurada de Karl Moor: o KPD, o partido que sucedera aos spartaquistas, cujos líderes tinham sido sacrificados no altar da revolução, ao menos em parte, por responsabilidade de Moor, fez do seu funeral uma grande e fervorosa cerimónia partidária. A sua cremação, em Wilmersdorf, foi acompanhada de discursos entusiásticos. Os jornais do KPD e do SPD publicaram obituários muito generosos. Em Berna, os socialistas suíços expressaram o seu respeito pela memória do pioneiro revolucionário. Morrera o amigo de Lenin com preciosos contactos no sistema financeiro internacional ao mais alto nível. O espião que sempre estivera ao serviço de três estados e da sua conta bancária só seria revelado depois da guerra seguinte. E de imediato esquecido, porque não convém relembrar certas coisas. Assim se faz a história com muitas estórias de bastidores.

 

 

José Luís de Moura Jacinto




7 comentários:

  1. Cá está o chato de serviço de volta por causa do "i" de "financiei" no título ...

    Mas não sendo de todo um "erro" é bem capaz de ser "simpático" .

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, desculpe. E, acima de tudo, muito obrigado!
      Um abraço
      António Araújo

      Eliminar
  2. Não tem nada que pedir desculpa .

    Pareceu-me um "erro de simpatia" e com esses até simpatizo , são mais fruto do entusiasmo que do descuido .

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar