sexta-feira, 29 de março de 2019

Burke às avessas.

 
 
Edmund Burke

 
 
 
 
No meio do torvelinho do Brexit, talvez o essencial esteja a passar despercebido. Houve uma transformação crucial em tudo isto: a pretexto da histórica «soberania parlamentar», invocada há poucos dias, o sistema de governo deixou de ser um sistema parlamentar de gabinete, que vigorou e funcionou ao longo de décadas. Aproxima-se agora perigosamente do figurino de um sistema parlamentar de assembleia, convencional, à maneira de França pós-Revolução de 1789.
 
Para mais, o que emerge diante dos nossos olhos é um sistema parlamentar de assembleia com um parlamento fragmentado, pois outros dois pilares tradicionais do modelo inglês (o bipartidarismo rígido e a disciplina de voto) também se esfumaram. 
 
Paradoxo de tudo isto: os conservadores que lançaram a aventura do Brexit deram um golpe fatal, quiçá irreversível, no conservadorismo clássico britânico. 
 
Edmund Burke deve estar a dar voltas no túmulo…
 

3 comentários:

  1. Bem visto, mas com as afirmações duvidosa da rigidez do bi-partidarismo, que apenas existe por tradição, natureza das circunscrições e sentido prático, e da disciplina de voto que, de facto, não existe. Para mim o Brexit é uma afirmação de liberdade, acima de todas as outras considerações.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Ou será um flashback dos tempos do puritanismo do milton, do messias cromwell e que deu na decapitação do rei Charles? Paraísos perdidos, que o blake recuperou graficamente a seu tempo... mas agora já não há impérios do oriente, a não ser ukeepit recuerdos! Brexitkeeping,,,

    ResponderEliminar