terça-feira, 28 de setembro de 2021

Outono e Automne.

 



 

Pode haver muito de diabolicamente absurdo na língua francesa. Na ortografia, então, nem se fala. Por acaso já falava Voltaire, que lhe ridicularizava as incongruências, e fala esta hilariante e inteligente Ted Talk em torno da obsessão ortográfica (vem com legendas, para quem ainda pesca algo de francês). O barrete pode ser enfiado em várias línguas e prometo comer o meu chapéu se almas obcecadas como a minha não se rirem. Chapeau!

Mas uma das qualidades dessa língua é ter imensas palavras para rimar com Outono -- ou Automne. Ouça-se aqui no Black Trombone cantado por Terez Montacalm, ou no original de Serge Gainsbourg.

Já em português é uma tristeza na presente saison. Tirando-me o sono, só me ocorreu "môno". Não conformada, fui procurar num dicionário de rimas na internet, contando que sairia dali uma resma delas, uma palete de palavras à altura da paleta de cores das folhas da estação. Qual quê. Uma pobreza pobrezinha de paupérrima.

Não dei o meu tempo por perdido, porém. No top 10 das palavras mais procuradas figurava esta, que compensa o esforço em apoteose, sendo em si mesma um fogo de artifício: "labaxúria".





Manuela Ivone Cunha

 


1 comentário: