sábado, 21 de maio de 2016

A saltar do livro: uma exposição de livros pop-up.

 

 
 








 
 
 
Esta exposição resulta do encontro de dois coleccionadores de livros. O André Garcia Pimenta colecciona livros mecânicos. Eu colecciono livros de artista e de edição independente. Confrontando as nossas colecções, concluímos que estas se intersectam precisamente nos livros mecânicos. E são complementares: enquanto o André colecciona livros mais antigos, eu colecciono livros contemporâneos.
A exposição está organizada em três partes.
A primeira parte apresenta exemplos clássicos de pop-ups. Alguns são livros do Séc. XIX, outros da primeira metade do Séc. XX. São também clássicos pelos temas que tratam: o mundo das crianças, contos infantis, abecedários e numerários.
A segunda parte é dedicada a artistas contemporâneos especialmente importantes no contexto da produção industrial de pop-ups, e a artistas que usam o pop-up como componente relevante da sua prática.
A terceira parte mostra o lado escondido do pop-up industrial: maquetes e esboços, as folhas impressas com as peças, os cortantes.
Uma exposição implica escolhas. Optámos por mostrar exemplares expressivos de várias facetas dos pop-ups, pressupondo um público não especializado e que assim pode ficar com um vislumbre da riqueza e variedade que esta forma de arte pode apresentar. Não há muitos exemplos em português; a esmagadora maioria dos livros publicados são meras traduções, e podem ser encontrados nas bibliotecas e livrarias com facilidade. Naturalmente, levámos para a BNP os criadores portugueses que conhecemos.
 
Os curadores:
Catarina Figueiredo Cardoso
André Garcia Pimenta
 
Matthew REINHART, Michael KOMARK, Game of Thrones: A Pop-Up Guide to Westeros:
 

 
 
 




Obrigado, Catarina!


 

1 comentário: