sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Boas Festas.

 
 
 
 
Continuo a mandar e a receber cartões de Natal, agora tenho aqui a caixa dos mails inundada de postais electrónicos, pindéricos mas estrelejantes. É uma alegria e uma tristeza. Tristeza por saber que a maioria desses postais não dizem nada do que querem dizer, que quem me deseja um «Bom Ano» ou «um Natal Feliz» se está bem lixando para o ano que vou ter ou para a felicidade do meu Natal. Mas é bom, pela lembrança, é uma alegria ténue. É bom saber que entrámos no período frenético do cio emocional de Natal, que aquele ou aquela, que não vejo no ano que passou nem verei no próximo ano, me colocaram na sua mailing list dos afectos fátuos. Na maior parte das vezes, por interesse ou no cumprimento de uma tradição vazia de sentido, do real e profundo sentido que deveria ter: desejar ao outro, de coração, ao outro a quem mandamos as Boas Festas, que tenha mesmo umas Boas Festas. Esta batalha campal dos cartões de Natal, com uns a mandarem aos outros votos e mais votos, e os outros a ripostarem à bala com outras tantas retribuições, é bonita de observar, como fenómeno cultural e sentimental.  Que Deus te dê o que me desejas, isso, sim, é  verdadeiro: as pessoas desejam Boas Festas aos outros na expectativa de que nesse gesto haja um reflexo, um ricochete, um espelho das Boas Festas que desejam para si próprias. Mas o facto de precisarem dos outros para viverem Boas Festas não é sintoma de tristeza nem motivo para angústia. É um sinal de enorme e gigante alegria, porque no vendaval dos egoísmos e do vai-e-vem de Boas Festas, há um sentido tremendo de comunhão humana – e isso é muito, muito bom.
          Boas Festas, pois.
 

4 comentários:

  1. O maor que temos aos outros, pelo amor que têm por nós.
    O cio do Natal é uma euforia, ligada a comezainas e presentes. Coisa fica, vagamente da infância. depois . Serve para picar o ponto. Para as criancinhas. Todas. Até aos 50 anos, muitas continuam, no faz de conta. Fingir para sentir/em. Como no sexo rotineiro, em vezo de onanismo assistido. Ui, ui - cala-te boca de trapos...:)

    ResponderEliminar
  2. Como sempre a capacidade de surpreender permanece neste post de Boas Festas, que como simples leitores agradecemos e retribuímos:-)
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. Ironia ou sarcasmo ?
    Nestas minhas bandas,nestas verdejantes e prazenteiras ilhas, como lhes chamou William Blake, a coisa fia mais fino: A tradição manda que os votos de Boas festas sejam por escrito. Depois há que decorar o living room com os cartões recebidos, e quanto mais forem melhor o que geralmente causa um sério problema de espaço mas nos dá a doce ilusão de sermos, senão amados, pelo menos estimados por tanta gente. Mesmo entre vizinhos a regra aplica-se e é inflexivel: É um corropio de gente a meter envelopes nas caixas de correio alheias. Mas, valha-nos isso, sempre se poupa no selo. By the way, Merry Christmas!

    ResponderEliminar
  4. LOTTO, lottery,jackpot.
    Hello all my viewers, I am very happy for sharing this great testimonies,The best thing that has ever happened in my life is how I win the lottery euro million mega jackpot. I am a Woman who believe that one day I will win the lottery. finally my dreams came through when I email believelovespelltemple@gmail.com and tell him I need the lottery numbers. I have spend so much money on ticket just to make sure I win. But I never know that winning was so easy until the day I meant the spell caster online which so many people has talked about that he is very great in casting lottery spell, . so I decide to give it a try.I contacted this great Dr Believe and he did a spell and he gave me the winning lottery numbers. But believe me when the draws were out I was among winners. I win 30,000 million Dollar. Dr Believe truly you are the best, all thanks to you forever


    ResponderEliminar