quarta-feira, 6 de maio de 2020

São Cristóvão pela América (3).



Continuando as visitas virtuais de museus americanos, encontrei mais duas gravuras de Albrecht Altdorfer.

A gravura de um altar de uma igreja em Regensburg, Alemanha, dedicado à Virgem e ao Menino, mas também representando São Cristóvão, São Jorge, Santa Bárbara e Santa Catarina. Datada de 1520. Está no Davison Art Center, Universidade de Wesleyen, Middletown, Connecticut:



E outra, do mesmo autor, em que São Cristóvão e o Menino Jesus estão sentados na margem do rio antes da travessia. Do Metropolitan Museum of Art em Nova York. Assinatura no tronco da árvore ao centro (AA):




De Barthel Beham (1502-1540) uma gravura de 1520 da National Gallery of Art em Washington, em que São Cristóvão ainda está na margem e o Menino Jesus lhe aparece:



De Lucas Van Leyden (1494-1533), uma gravura também representando o momento antes da travessia. Aqui o Menino Jesus acena do outro lado da margem. É da National Gallery of Art em Washington:




E, finalmente por hoje, uma paisagem em que São Cristóvão aparece quase como um detalhe, de autor anónimo e que tem como curiosidade a assinatura, ao centro em baixo por baixo do cão. Aux quatre vents foi uma empresa de gravuras criada em 1548 por Jérome Cock (1518-1570). A gravura é do Metropolitan Museum of Arts em Nove York:





José Liberato





Sem comentários:

Enviar um comentário