domingo, 3 de maio de 2020

Verão Caboclo





Os verdadeiros sinestetas sempre me inspiraram uma pontinha de inveja. Há-os e há-as de todas as espécies e feitios, cada qual com a sua combinatória de sentidos. Mas a mistura mais fascinante é talvez a de sons e cores, uns a fundir-se com as outras numa lotaria rara de acertar, o dois-em-um sensorial. Messiaen via cores no canto dos pássaros sem se meter em cogumelos e Lizt desconcertava os músicos nos ensaios ao pedir-lhes para tocarem “um bocado menos azul”, sff. Mais alucinado ainda, Scriabine chegou a conceber um teclado de cores para Prometeu ou o Poema do Fogo, o poema sinfónico que compôs para orquestra, piano e … teclado de luzes. Tratava-se, é bom de ver – no caso, ver-ouvir --, de casar sons, luz e cores. E não, tanto quanto se sabe não havia nada de esquisito na água que bebia.

Que me lembre, o mais perto que me foi dado chegar de uma experiência multissensorial não assistida foi ouvir o primeiro andamento do Concerto Caboclo tornar tangíveis na pele, quentes e ligeiras, brisas estivais longínquas. 

João Habitualmente, de cuja pluma saiu “40 º graus à sombra / Ventoinha / Vento vinha”, havia de apreciar. Saiu há pouco a magnífica antologia deste poeta, clarividente e por acaso privado de visão: Um Dia Tudo isto Será Meu.

E com tudo isto parece que já não há estações por aqui. No outro dia foi Natal em abril, agora Verão em maio. Para mais, com o desconfinamento incerto, só o Verão desenhado por Sparks é 100% seguro, até ver.





Mas não é bem a isto que vinha, como a ventoinha. Como compreendo os transeuntes prestáveis que querem muito ajudar automobilistas extraviados e por isso tristes: “Está a ver a rotunda depois de virar na terceira à direita, a seguir à segunda à esquerda, passando o viaduto? Não é aí…”.

Ao que eu ia mesmo era ao terceiro andamento do Concerto Caboclo, 5 minutos ponteados e vivos compostos há poucos anos por Paulo Bellinati. Este, o terceiro, sinestesia-se é com a alma, de tão luminoso, revigorante e esperançoso. Então e o primeiro, em toada andante, andantino – perguntam? Esse fica para o Verão. Ou não.
(Dedicados ambos ao Brasil).

Pelo Brasil Guitar Duo e a Delaware Symphony Orchestra, dirigida por David Amado.







Manuela Ivone Cunha






Sem comentários:

Enviar um comentário