quarta-feira, 20 de maio de 2020

São Cristóvão pela América (8)




Uma gravura colorida à mão da autoria do chamado Mestre da Madona de Aix-la-Chapelle. Datado da segunda metade do Século XV e pertencente à National Gallery of Art de Washington:



Os museus americanos possuem também desenhos antigos dedicados a São Cristóvão. Este parece ser um projecto para um pequeno oratório (aediculae em latim, edícula em português) dedicado ao Santo. Proveniente da Áustria e do Século XIV faz parte das colecções da National Gallery of Art de Washington:



De Giovanni Antonio de Sacchis, dito Il Pordenone (cerca de 1484-1539), um desenho para um quadro representando o nosso Santo. De notar a quadrícula preparatória da transposição. Do Metropolitan Museum of Art em Nova York.




De um seguidor de Hans Baldung Grien, um desenho de São Cristóvão que o apresenta já com o desgaste da idade. Do Metropolitan Museum of Art em Nova York.



E já que menciono Hans Baldung Grien (1484-1545), uma gravura da sua autoria que pertence ao Museu Nacional Germânico de Nuremberga. Procurei-a quando lá estive, mas não estava exposta, situação que se mantém mesmo agora que o museu reabriu. Assinatura em baixo à esquerda:



José Liberato












Sem comentários:

Enviar um comentário