domingo, 24 de maio de 2020

São Cristóvão pela América (11).





Nesta peregrinação pelo mundo dos museus americanos a propósito de São Cristóvão, chegamos ao mundo das iluminuras, muitas vezes não exibidas devido à sua delicadeza e mesmo devido à dificuldade da sua exposição.

Nos Estados Unidos, o J. Paul Getty Museum em Los Angeles é o grande detentor de exemplares desta forma artística que teve o seu apogeu no final da Idade Média.

Todas as iluminuras hoje apresentadas são deste museu.

De um Livro de Horas feito em França no primeiro quartel do Século XV pelo anónimo conhecido como Mestre Spitz, uma belíssima iluminura de São Cristóvão. No rebordo cenas da vida do Santo:



De outro Livro de Horas do Mestre flamengo Guillebert de Mets, activo na primeira metade do Século XV, uma imagem do Santo rodeada de motivos vegetais:



Neste Livro de Horas do final do Século XV, da autoria de Georges Trubert, activo em Nápoles e na Provença, São Cristóvão ilustra a letra S. De referir os monstros no fundo da página:



Da autoria de um flamengo, Willem Vrelant, activo em Bruges na segunda metade do Século XV:



O Livro de Horas de Llangattock tem São Cristóvão a ilustrar a letra O. Do terceiro quartel do Século XV, produzido em Bruges:



José Liberato













1 comentário:

  1. Parabéns! Muito interessantes estas viagens virtuais e muito curioso saber que os E.U. possuem tanta obra europeia. Gosto particularmente das iluminuras.

    ResponderEliminar