sábado, 18 de julho de 2020

Skittles.






Nunca soube muito bem como é que se começa um texto a falar de assuntos sérios. Estas pessoas são amostras marcantes do excesso de força da polícia nos Estados Unidos.

Breonna Taylor, Trayvon Martin, Elijah McClain e Michael Marshall sofreram deste abuso de poder e infelizmente nem todos tiveram justiça.


Breonna Taylor morreu a 13 de março de 2020 com 26 anos. Três polícias entraram no apartamento dela e o namorado de Breonna pensava que eram ladrões e disparou. Os polícias dispararam 23 vezes, matando Breonna com 8 tiros e continuam livres.

Trayvon Martin morreu com 17 anos no dia 26 de fevereiro de 2012. George Zimmerman, um polícia, achou que ele tinha uma arma e disparou contra Trayvon e depois sim revistou-o e encontrou um pacote de Skittles. George Zimmerman em 2018 assinava pacotes de Skittles como se aquela morte fosse um orgulho.

Elijah McClain foi morto com 23 anos no dia 24 de agosto de 2019. Nesse dia, uma mulher ligou para a polícia a reportar um homem que andava na rua com uma máscara. A polícia, mal encontrou Elijah, deteve-o. Passado 15 minutos, os polícias deitaram McClain no chão e injectaram-no com ketamine. Elijah McClain foi enviado para o hospital mas acabou por morrer devido a esta substância.

Michael Marshall morreu dia 7 de novembro de 2015 após ser detido pela polícia. Michael tinha doenças mentais e já na esquadra teve um episódio psicótico. Os polícias pensaram que ele estava a resistir e derrubaram no, encostando a cara dele no chão durante 13 minutos. Michael acabou por vomitar passados 3 minutos de estar deitado e morreu sufocado no seu próprio vómito.

Todas mortes trágicas e desnecessárias causadas por excesso de poder.

Black Lives Matter não foi uma moda mas sim um pedido de ajuda a todos nós.


Joana Araújo












3 comentários:

  1. Tem mesmo que haver grandes trocas no mundo. O melhor é colocar os Policias como bandidos e os bandidos - não se fala neles quando matam policias - como policiais

    Tem algum jeito um individuo disparar sobre um policial e o policial ripostar, matando-o? Não. Nada disso. Mate-se o Policial e mais nada.
    Se eu durmo descansado? Claro que Sim. Sei que na Rua - sem dormir, ao frio e à chuva - andam, aqui e ali, os "bandidos"que me guardam a porta...
    .
    Bom fim-de-semana
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Recorda-me um filme/documentário , francês, da minha longínqua adolescência , "A América vista por um Europeu"...

    ResponderEliminar
  3. Recorda-me um filme/documentário , francês, da minha longínqua adolescência , "A América vista por um Europeu"...

    ResponderEliminar