terça-feira, 5 de julho de 2022

Entre Oriente e Ocidente (2).

 


 

Na memória da cidade de Sarajevo avulta de forma dramática o cerco que durou entre 1992 e 1996

A crise política e militar do fim da Jugoslávia teve aqui um dos seus pontos de maior intensidade.

O cerco foi iniciado pelo Exército Federal Jugoslavo ainda na pretensão de conservar as fronteiras do país congeminado por Tito. Com a implosão da Jugoslávia (por curiosidade o nome quer dizer Eslavos do Sul), aquele Exército foi substituído por forças sérvias da Bósnia sob o comando do General Ratko Mladic, a quem foi cedido o armamento. Mladic veio a ser condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Criminal Internacional para a Antiga Jugoslávia.

Depois de uma malograda tentativa em de Maio de 1992 de ocupar a cidade, estas forças instalaram-se nas montanhas que rodeiam Sarajevo. É preciso sublinhar que Sarajevo está completamente rodeado de montanhas.

 



O cerco foi à moda medieval. Tentava-se submeter a cidade pela fome e pela sede.

E pelo medo. Ficaram célebres pela sua crueldade os tiros de snipers que matavam civis aleatoriamente, incluindo crianças nas filas para comprar pão.

Hoje os mortos são lembrados por manchas vermelhas no chão.

 


A comunidade internacional assistiu a este massacre sem intervir. Esta passividade veio a estar na base de intervenções, talvez excessivas, algum tempo depois. Só quando as Nações Unidas decidiram bombardear as posições sérvias, o cerco começou a abrandar.

O cerco foi dado como terminado em 29 de Fevereiro de 1996. Dizem vários bósnios que tal foi só possível quando François Mitterrand deixou de ser Presidente da França.

As baixas foram tremendas. Mais de 10000 certamente.

Curiosamente havia um escape para o cerco alegadamente secreto pelo menos durante algum tempo. Era um túnel construído por baixo do aeroporto. Este túnel permitiu aliviar o isolamento da cidade, mas era perigoso e difícil de percorrer.

  




 

O Hotel Holiday, situado na chamada Sniper Alley, é visto com nostalgia pelos jornalistas que ficaram dentro da cidade e que davam a conhecer ao Mundo o que ia acontecendo.

  



Fotografias de 12 e 13 de Maio de 2022

 

José Liberato


2 comentários:

  1. Texto a pedir uma grande reflexão.
    .
    Cumprimentos … uma semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Nunca é de mais lembrar e reforçar de que a Guerra é terrível e o que aconteceu em Sarajevo era impensável, mas mais uma vez infelizmente está a acontecer na Ucrânia (casos diferentes), mas no final o resultado é o mesmo.
    Obrigado pelo trabalho de pesquisa e pela partilha.
    Cumprimentos...

    ResponderEliminar