segunda-feira, 30 de setembro de 2013

On Bullshit.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
«Uma visão do futuro para motivar o presente
SOCIEDADE ABERTA
As respostas não surgem numa bola de cristal nem da boca de quem orienta ou partilha a reflexão. “Vamos olhar para dentro. Está tudo já cá dentro”, diz Rute Silva, especialista de visioning, uma abordagem de coaching que procura o sentido para a vida, seja na área profissional ou profissional. Para isso, na sessão são lançadas questões, a que cada um é chamado a responder: quais os valores, as motivações, o percurso feito até aqui, onde se quer chegar. Neste processo mental, as imagens do futuro desejado tornam-se reais. O objectivo é serem motivadoras para o momento presente»
 
Diário de Notícias, de 29/9/2013.
 

 
 
É extraordinário que um jornal como o Diário de Notícias se associe, promova, patrocine, publicite ou sequer ceda as suas instalações para uma iniciativa que, a pretexto de se tratar de um «Encontro de Conhecimento», com alguns nomes de prestígio, inclui um workshop de Visioning, leccionado por Rute Silva. E o que é lá isso do Visioning?, questionamo-nos.
Responde Rute:
«O Visioning permite perspectivar e materializar a visão do nosso futuro desejado, e essa visão de futuro actua como um farol através do qual orientamos as nossas acções, rumo a um destino definido por nós.
O processo de construção da nossa visão é tão importante como o resultado: envolvermo-nos num projecto de Visioning do nosso futuro desejado é, em si mesmo, um acto que esperta em nós próprios o desejo de agir» (aqui)
Assim tudo exprimido, esta conversa é o quê? Cursos de auto-ajuda patrocinados pelo Diário de Notícias? Vudu embrulhado em linguagem oca e vazia, com expressões inglesas à mistura? Propaganda à Visionlab ou à Multiópticas? Um folheto do Oculista das Avenidas?
Não, não. Isto é On Bullshit.

 
 
 
 
 


O processo de construção da nossa visão é tão importante como o resultado: envolvermo-nos num processo de Visioning do nosso futuro desejado é, em si mesmo, um acto que desperta em nós próprios o compromisso de agir.

Sem comentários:

Enviar um comentário