domingo, 2 de setembro de 2018

O estranho caso das Lasius do Cemitério do Lumiar.

 
 




 
 
Rainhas Formiga Lasius niger


*Estado: com ovos, larvas, casulos e até 30 obreiras*


Esta espécie é boa quem quer quer começar uma colónia de formigas sem ter muita experiência em cuidar de formigas.
As Lasius são formigas da fruta e do açúcar muito ágeis e de rápida proliferação.

O pequeno porte e velocidade em que se deslocam tornam esta espécie algo difícil de controlar. É necessário uma boa barreira anti escapatória e usar tampas nas arenas.
A alimentação desse género de formiga é principalmente composto tudo que aparecer pela frente de ração para gato a restos de comida o que facilita muito o cuidar. São fáceis de alimentar mas facilmente acumulam grandes quantidades de casulos que as larvas tecem, o que requer mais alguma limpeza do que a habitual com outras espécies, pois como adoram doces o seu crescimento em numero é muito grande em pouco tempo.
Precisam hibernar de novembro a fevereiro apanhando um pouco mais de frio do inverno. Sempre que hiberna correctamente, é promovida de espaço, açúcar e proteína estas rainhas aumentam drasticamente o numero de ovos postos por vaga.
Como as Lasius niger são formigas territoriais e muito maiores que outras espécies de Lasius não é possível juntar múltiplas rainhas para aumentar a velocidade de crescimento do formigueiro...
Todas as minhas​ Lasius foram apanhadas na Zona do Cémitério do Lumiar em Junho de 2017 e estão guardadas num lugar escuro e seco dentro de tubos de ensaio 20x2cm em vidro com boa humidade.

Entrego em mão na zona metropolitana de Lisboa. Relativamente perto de viajar. Não envio por correio pois são animais vivos!


Eu sou GAN Farmer do projeto "Global Ant Nursery" criado por Mikey Bustos aka AntsCanada. Para esclarecer qualquer dúvida, curiosidade, ou se precisar de ajuda com a sua criação de formigas não hesite em contactar! 
 
                                      
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário